![AUTO ESTIMA E RENDIMENTO ESCOLAR](https://cdn.profes.com.br/images/categories/pedagogia.webp)
AUTO ESTIMA E RENDIMENTO ESCOLAR
![Foto de Jorge M.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/3/147283/26baa685-8474-4804-83ec-071a1587ceb4/816b6642f3ee6fd408a3c7afb4ce2559.webp)
em 02 de Abril de 2021
Dia da prova chegando, matéria mal entendida, mal assimilada, dúvidas...ansiedade, pouco tempo para estudar tudo, matéria acumulada!
Esse é um drama comum na vida de muitos alunos. Felizmente, esse mal pode ser combatido, com determinação e desenvolvimento de hábitos favoráveis.
Estudiosos afirmam que nosso cérebro assimila muito melhor qualquer aprendizagem que seja desenvolvida por etapas, aos poucos, um pouquinho cada dia... Isto equivale àquele ditado: “matéria dada, matéria estudada”. Então é muito importante que façamos no mesmo dia a revisão daquelas matérias que foram trabalhadas na escola; não é à toa que os professores passam as tarefas de casa: elas visam o trabalho de fixação da aprendizagem, aprofundamento do estudo e tirada de dúvidas. Lembre-se: só fica forte quem treinar...e muito! (isto vale para a academia, para o videogame e também para as matérias escolares). Afinal de contas, o tempo que passamos na escola é apenas um primeiro contato com a matéria; ali, a aprendizagem apenas começou, precisa continuar em casa.
Estudos dizem ainda que o que revisamos em casa no mesmo dia permite que nosso cérebro não “delete” aqueles novos conhecimentos...se se passarem mais de 24 horas sem contato com o assunto, nossa mente se encarregará de esquecê-lo, abrindo espaço para outros assuntos (e isto não é nada bom para o nosso desempenho escolar).
Quando estudamos de forma organizada, temos tempo suficiente para assimilar muito melhor; podemos desenvolver resumos bem elaborados, mapas mentais, resolver listas de exercícios, tirar dúvidas...e o grande resultado é que nas vésperas das provas precisaremos apenas fazer uma breve revisão daquilo que já foi estudado...e bem estudado!
O contrário disso tudo é deixar acumular a matéria. Primeiro: nossa mente não aceita receber muita informação de uma vez só, cansamos muito rapidamente, não dá tempo para “digerir” a matéria, a assimilação é muito menor. Além disso, vêm a ansiedade, o nervosismo que nos atrapalham ainda mais...Isso reforça um sentimento de incompetência, diminuindo a autoestima e alimentado esse círculo vicioso...resultado: tragédia total!
Conhecemos no nosso dia-a-dia os dois tipos de alunos: de um lado, os organizados, que estudam regularmente e chegam nas provas bem preparados e tranquilos...de outro lado, aqueles que deixam tudo para a última hora, chegando nas provas ansiosos, estressados, muitas vezes apavorados...
E você, está em qual lado? Se você se identificou no último grupo, que tal mudar de postura a partir de hoje? E como resultado, passar a ter uma vida escolar muito mais vitoriosa? Este é o meu desejo...
Se você achou útil esta leitura, dê uma curtida, compartilhe...fique à vontade também para comentar, se desejar...
Grande abraço!