DIGA “NÃO” AO ACÚMULO DE MATÉRIA
Por: Jorge M.
19 de Março de 2021

DIGA “NÃO” AO ACÚMULO DE MATÉRIA

Dicas para tornar seu estudo muito mais organizado

Pedagogia Acompanhamento Pedagógico Dificuldades Reforço escolar

Dia da prova chegando, matéria mal entendida, mal assimilada, dúvidas...ansiedade, pouco tempo para estudar tudo, matéria acumulada!

Esse é um drama comum na vida de muitos alunos. Felizmente, esse mal pode ser combatido, com determinação e desenvolvimento de hábitos favoráveis.

Estudiosos afirmam que nosso cérebro assimila muito melhor qualquer aprendizagem que seja desenvolvida por etapas, aos poucos, um pouquinho cada dia... Isto equivale àquele ditado: “matéria dada, matéria estudada”. Então é muito importante que façamos no mesmo dia a revisão daquelas matérias que foram trabalhadas na escola; não é à toa que os professores passam as tarefas de casa: elas visam o trabalho de fixação da aprendizagem, aprofundamento do estudo e tirada de dúvidas. Lembre-se: só fica forte quem treinar...e muito! (isto vale para a academia, para o videogame e também para as matérias escolares). Afinal de contas, o tempo que passamos na escola é apenas um primeiro contato com a matéria; ali, a aprendizagem apenas começou, precisa continuar em casa.

Estudos dizem ainda que o que revisamos em casa no mesmo dia permite que nosso cérebro não “delete” aqueles novos conhecimentos...se se passarem mais de 24 horas sem contato com o assunto, nossa mente se encarregará de esquecê-lo, abrindo espaço para outros assuntos (e isto não é nada bom para o nosso desempenho escolar).

Quando estudamos de forma organizada, temos tempo suficiente para assimilar muito melhor; podemos desenvolver resumos bem elaborados, mapas mentais, resolver listas de exercícios, tirar dúvidas...e o grande resultado é que nas vésperas das provas precisaremos apenas fazer uma breve revisão daquilo que já foi estudado...e bem estudado!

O contrário disso tudo é deixar acumular a matéria. Primeiro: nossa mente não aceita receber muita informação de uma vez só, cansamos muito rapidamente, não dá tempo para “digerir” a matéria, a assimilação é muito menor. Além disso, vêm a ansiedade, o nervosismo que nos atrapalham ainda mais...Isso reforça um sentimento de incompetência, diminuindo a autoestima e alimentado esse círculo vicioso...resultado: tragédia total!

Conhecemos no nosso dia-a-dia os dois tipos de alunos: de um lado, os organizados, que estudam regularmente e chegam nas provas bem preparados e tranquilos...de outro lado, aqueles que deixam tudo para a última hora, chegando nas provas ansiosos, estressados, muitas vezes apavorados...

E você, está em qual lado? Se você se identificou no último grupo, que tal mudar de postura a partir de hoje? E como resultado, passar a ter uma vida escolar muito mais vitoriosa? Este é o meu desejo...

Se você achou útil esta leitura, dê uma curtida, compartilhe...fique à vontade também para comentar, se desejar...

Grande abraço!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil