Variáveis Qualitativas e Quantitativas
Por: Josafá J.
28 de Outubro de 2021

Variáveis Qualitativas e Quantitativas

Classificação de Variáveis

Estatística Estatística Básica Estatística Básica 1 Amostras Aula online Quartis Modelagem Estatística Lista De Exercicios

Variáveis em Estatística

A estatística é uma área da matemática que trabalha com coleta, agrupamento e interpretação de dados. Como assim? Um exemplo muito prático e do cotidiano é aquele "contadorzinho" de horas por dia que você passa em um mês na rede social, a quantidade média de seguidores que você ganhou em um mês, quantos perdeu, etc. Outro exemplo é o seu navegador/celular saber quais as palavras que você mais utiliza, os sites que você mais busca, se você prefere um site A em vez de um site B, se você (busca e) prefere um tênis do que uma sandália, etc.

  • Mas qual o objetivo dessas informações?

Como eu disse, a estatística é muito utilizada na interpretação desses dados, ou seja, a partir da coleta desses dados eles podem (e vão) ser analisados para "oferecer" ao consumidor, ou um outro fim em geral, uma "melhor alternativa", um caminho para o que se busca. Por exemplo, se você pesquisa 400 vezes por dia um celular específico de uma determinada marca, essa informação pode ser utilizada para te direcionar à páginas, ou anúncios especializados.

Então, vamos analisar a seguinte situação:

Foram feitas algumas perguntas a João, Maria e José:

1. Qual rede social você mais usa? A ou B?

R: João disse A. Maria disse A. José disse B.

2. O quanto você gosta dessa rede social (que utiliza)? Pouco, normal ou muito?

R: João: Normal. Maria: Muito. José: Muito.

3. Quanto tempo por dia você a utiliza?

R: João: 2 horas. Maria: 5 horas. José: 1 hora.

4. Quantos amigos seus também usam essa rede social?

R: João 7. Maria: 10. José: 5.

Podemos organizar as respostas da seguinte maneira:

  Pergunta 1 Pergunta 2 Pergunta 3 Pergunta 4
João A Normal 2 horas 7
Maria A Muito 5 horas 10
José B Muito 1 hora 5

Veja que a pergunta 1 possui duas possibilidades de resposta: A ou B. Já a pergunta 2 possui três possibilidades de resposta, no entanto agora elas possuem uma característica que as respostas da pergunta 1 não possuiam: intensidade. A resposta da pergunta 2 dá um ar de "mais" ou um ar de "menos". A pergunta 3 já possui possibildades de resposta totalmente diferente das perguntas 1 e 2. Por que? Porque a resposta pode ser (quase) qualquer coisa. Uma pessoa pode passar 10 horas na rede social, bem como só 10 minutos, é um intervalo de tempo muito variável. Já a pergunta 4 possui um ar de contagem mais voltada aos números naturais (via de regra). Como assim? Uma pessoa não vai possuir -3 amigos ou 2,534 amigos. 

As respostas das perguntas são os nossos dados, que são as variáveis. As variáveis se dividem em 2. Cada uma dessas divisões se dividem em duas. Vejamos só:

  • Variável QUALITATIVA NOMINAL

É o tipo de variável que possui uma característica de qualidade, de estado ou categoria sem uma ideia de ordem. Por exemplo, a resposta à pergunta 1 são duas categorias: categoria A ou categoria B. Outros exemplos são: Sim ou Não; Masculino ou Feminino; Aberto ou Fechado; etc

  • Variável QUALITATIVA ORDINAL

É o tipo de variável que possui uma característica  de qualidade, de estado ou categoria mas TRAZENDO uma ideia de ordem. Por exemplo, a resposta à pergunta 2 traz uma ordem (crescente) natural: Pouco, Normal, Muito. Outros exemplos são: Pequeno, médio e grande; Pequeno, baixo ou alto; etc.

  • Variável QUANTITATIVA CONTÍNUA

É o tipo de varável que possui uma característica numérica, ou seja, relacionada à números, geralmente (respostas) suficientes a tal ponto que não conseguimos contar ou imaginar. Por exemplo, a resposta à pergunta 3 poderia ser qualquer coisa entre 0 horas, 0 minutos e 0 segundos e 24 horas, 0 minutos 0 segundos. Não é possível ter uma ideia do que será a resposta. Outros exemplos são: Altura, peso, tempo que dorme, etc.

  • Variável QUANTITATIVA DISCRETA

É o tipo de varável que possui uma característica numérica, ou seja, relacionada à números, mas que conseguimos contar ou imaginar. Por exemplo, a resposta à pergunta 4 poderia ser qualquer coisa entre 1 e 100 ou 1 e 1000, por exemplo, mas é uma quantidade (finita) e discreta (geralmente uma quantidade que pode ser associada à um número natural). É possível ter uma ideia do que será a resposta. Outros exemplos são: Quantidade de irmãos, livros que já leu, e-mails que possui, etc.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil