ENCCEJA - Edição 2019
Por: Josmar S.
01 de Julho de 2019

ENCCEJA - Edição 2019

COMO E O QUE ESTUDAR PARA O ENCCEJA 2019

Alfabetização Ensino Fundamental Adultos Acompanhamento Jovens Ensino Médio encceja inep educação

A participação no ENCCEJA é uma grande oportunidade para aquisição do certificado de Ensino Médio de forma segura, legal e ainda, sem gastar quase nada. O candidato deverá fazer 4 provas: Português, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática, alémde mais uma redação do tipo dissertativa.

Cada uma das provas terá 30 questões. O candidato estará aprovado e poderá receber seu certificado ao obter as pontuações mínimas exigidas. Este exame será aplicado este ano em âmbito nacional no dia 04 de agosto.

O QUE É O ENCCEJA.

O INEP é responsável pela aplicação do ENCCEJA. Este exame tem por objetivo aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada.

O ENCCEJA é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados individuais do ENCCEJA permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

 

COMO E O QUE ESTUDAR PARA O ENCCEJA 2019.

O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do ENCCEJA 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O ENCCEJA tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

O M+ é um canal de Youtube que tenho utilizado para ajudar os estudantes que estão se preparando para o ENCCEJA e têm dificuldades, principalmente com a matemática. Nosso canal tem como objetivo compartilhar conhecimentos através de aulas teóricas utilizando exposição simples e objetiva. Estas aulas vêm sempre acompanhadas de exercícios para fixação. Compartilhamos também aulas com resolução de questões de provas anteriores e que sempre vêm acompanhadas de uma boa revisão objetivasobre os assuntos de matemática que a questão resolvida cobra. Sempre trazemos também de dicas importantes para sua certificação no ENCCEJA 2019.

Oferecemos ajuda também através do Programa Mentor Sinergia. Participando deste programa o estudante terá acompanhamento individualizado e contará com minha experiência em exames, vestibulares e concursos na elaboração e acompanhamento de um plano de estudos focado e personalizado, sempre adequados à rotina do estudante, visando o bom rendimento em provas de exames, vestibulares ou concursos. O estudante conta também com acesso direto e online  ao mentor para tirar dúvidas ou obter orientação.

 

NÃO PERCA ESTA GRANDE OPRTUNIDADE

Aos que ficaram interessados em participar do ENCCEJA 2019 e adquirir o tão desejado Certificado de Conclusão de ensino Médio podem obter maiores detalhamentos sobre o exame, bem como ter acesso a todo o material disponibilizado acessando o site oficial do INEP no endereço http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio.

Se preferir poderá também inscrever-se e acompanhar o nosso canal de Matemática no youtube e seguir nossas redes sociais, pois estaremos sempre atualizando você com informações.

Desejo a todos que decidirem enfrentar o desafio de concluir os estudos e obter o certificado de ensino médioparticipando da edição 2019 do ENCCEJA: bons estudos, bastante garra, bastante disciplina e foco, e naturalmente, todo osucesso merecido.

Valeu!

Fonte de pesquisa: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6389965

R$ 40 / h
Josmar S.
Macaé / RJ
Josmar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Engenharia de Produção (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Ensino de matemática preparatórios para Exames, Vestibulares e Concursos. Reforço e Acompanhamento de Atividades Escolares.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil