ENCCEJA - Edição 2019
Josmar P.
em 01 de Julho de 2019

A participação no ENCCEJA é uma grande oportunidade para aquisição do certificado de Ensino Médio de forma segura, legal e ainda, sem gastar quase nada. O candidato deverá fazer 4 provas: Português, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática, alémde mais uma redação do tipo dissertativa.

Cada uma das provas terá 30 questões. O candidato estará aprovado e poderá receber seu certificado ao obter as pontuações mínimas exigidas. Este exame será aplicado este ano em âmbito nacional no dia 04 de agosto.

O QUE É O ENCCEJA.

O INEP é responsável pela aplicação do ENCCEJA. Este exame tem por objetivo aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada.

O ENCCEJA é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados individuais do ENCCEJA permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

 

COMO E O QUE ESTUDAR PARA O ENCCEJA 2019.

O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do ENCCEJA 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O ENCCEJA tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

O M+ é um canal de Youtube que tenho utilizado para ajudar os estudantes que estão se preparando para o ENCCEJA e têm dificuldades, principalmente com a matemática. Nosso canal tem como objetivo compartilhar conhecimentos através de aulas teóricas utilizando exposição simples e objetiva. Estas aulas vêm sempre acompanhadas de exercícios para fixação. Compartilhamos também aulas com resolução de questões de provas anteriores e que sempre vêm acompanhadas de uma boa revisão objetivasobre os assuntos de matemática que a questão resolvida cobra. Sempre trazemos também de dicas importantes para sua certificação no ENCCEJA 2019.

Oferecemos ajuda também através do Programa Mentor Sinergia. Participando deste programa o estudante terá acompanhamento individualizado e contará com minha experiência em exames, vestibulares e concursos na elaboração e acompanhamento de um plano de estudos focado e personalizado, sempre adequados à rotina do estudante, visando o bom rendimento em provas de exames, vestibulares ou concursos. O estudante conta também com acesso direto e online  ao mentor para tirar dúvidas ou obter orientação.

 

NÃO PERCA ESTA GRANDE OPRTUNIDADE

Aos que ficaram interessados em participar do ENCCEJA 2019 e adquirir o tão desejado Certificado de Conclusão de ensino Médio podem obter maiores detalhamentos sobre o exame, bem como ter acesso a todo o material disponibilizado acessando o site oficial do INEP no endereço http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio.

Se preferir poderá também inscrever-se e acompanhar o nosso canal de Matemática no youtube e seguir nossas redes sociais, pois estaremos sempre atualizando você com informações.

Desejo a todos que decidirem enfrentar o desafio de concluir os estudos e obter o certificado de ensino médioparticipando da edição 2019 do ENCCEJA: bons estudos, bastante garra, bastante disciplina e foco, e naturalmente, todo osucesso merecido.

Valeu!

Fonte de pesquisa: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6389965

Macaé / RJ
Graduação: Engenharia de Produção (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Ensino de matemática preparatórios para Exames, Vestibulares e Concursos. Reforço e Acompanhamento de Atividades Escolares.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Josmar P. Whatsapp do professor Josmar P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil