]

Conhecendo a Itália: As praias da Ligúria

As praias da Ligúria na Itália

Italiano Turismo Viagem Viagens
Conhecendo a Itália: As praias da Ligúria
Juliana Moreti
em 06 de Fevereiro de 2018
Quando se pensa em Itália, não se pensa em praia, certo? São tantas cidades maravilhosas pelo país que o litoral passa batido. Porém, o país é uma península, com duas grandes ilhas e, por isso, tem muito mar. Neste post, mostrarei algumas das praias da Ligúria que visitei em meu “meio-sabático” na Itália (rsrsrsrs).
As praias da Ligúria

Ligúria, para quem não sabe, é uma pequena região do noroeste da Itália que termina na França. Sua costa de mar, de uma cor azul encantadora no verão, é chamada de Costa (ou costiera) Azzurra, isto é: Costa Azul (a tradução italiana para Cote d’Azur francesa).

  • Genova Nervi e Quinto al Mare

Essas são as praias da Ligúria que eu mais visitava por serem as mais próximas de Gênova (sentido sul). Ia de trem ou de ônibus. Gostava de começar em Quinto al Mare e caminhava até o pequeno Porto de Nervi (Porticciolo di Nervi). Ali começava a “Passeggiata Anita Garilbaldi”, uma das diversas passarelas beira mar que entrei pela Liguria e que tem 2km. Não sou muito fã de areia, sol e mar, por isso, minha atividade ali era caminhar na beira-mar e apreciar a paisagem.

Essa passarela percorre 2 km e entre ela você encontrará algumas praias que oferecem praias privadas e algumas trilhas nas rochas para que os banhistas possam descer até o mar.

Se você quer uma praia pública, no final dessa passarela você encontrará a praia Spiaggia Pubblica Capolungo.

  • Finale Ligure

Dentre as praias da Ligúria que conheci, essa é mais linda. Havia visto algumas fotos em um folheto em Gênova e resolvi visitá-la no meu aniversário de 30 anos (dias antes, eu havia pego um trem para conhecer Pisa, Siena e San Gimignano).

Peguei um trem e fiz como os italianos: coloquei o biquíni por baixo da saia e da camiseta (mas com chinelos – rsrsrs) e me despi na areia. Entrei no mar, voltei para me secar (não tenho paciência de ficar torrando na areia, então comecei a caminhar pela orla) e depois me vesti.

  • Varazze / Cogoleto  /Arenzano

Essas são as 3 cidades de praias da Ligúria mais próximas de Gênova sentido norte. Eu a visitei em um final de semana de primavera e o tempo não estava tão lindo. Mas foi bem interessante conhecê-la.

Diferente de Nervi, ela tem trechos longo com areia para os banhistas, mas o que me encantou foi a longa “passeggiata” chamada Passeggiata Europa, que foi construida em cima de uma linha de trem desativada.
Com 4.5km, ela percorre Varazze, passando por Cogoleto até chegar em Arenzano.

Esse passeio é delicioso e muita gente aluga bike para percorre-la. Nòs fomos de trem até Varazze e a percorremos inteira, até chegar em Arenzano.

  • Outras praias maravilhosas da Ligúria

Meses atrás escrevi um texto sobre uma Road Trip que ia de Gênova até Le Cinque Terre. Escrevi também alguns textos sobre as famosas Cinque Terre. Ficaria redundante elencá-las aqui, portanto, segue algumas fotos e o link dos posts:

 Leia:   Road /Train Trip Gênova até Cinque Terre e Conhecendo Cinque Terre e As trilhas de Cinque Terre.

Curiosidades:

* Não visitei muitas praias, mas quase todas tinham pedrinhas ou pedras no lugar de areia. Com isso, muitos italianos entravam na água com uma crocs praiana.
.

* Se você não sabe nadar, aconselho não abusar em uma praia com pedras.  Você pode estar com a água na barriga, mas durante uma onda forte, essas pedrinhas irão se mover com mais facilidade e aquele lugar que parecia raso, pode se tornar fundo. Isso aconteceu comigo em Porto Recanati (do lado do Adriatico).
.

 

* A coisa mais divertida que presenciava era ver a galera entrando na areia com roupa e sapato. Eles achavam um cantinho, tiravam o sapato e a roupa e entravam no mar. Depois, alguns esperavam o sol os secar e colocavam aquela roupa e tênis para voltar para casa (e raramente usavam chinelos. Eram crocs ou tênis).
.

* Sabe o costume de brasileiros em andar de chinelos e canga pela rua? Nunca vi isso por lá. E me olharam feio quando eu decidi sair da praia  e caminhar pela “passeggiata” apenas de biquíni com uma saia longa e chinelos.
.

* A maioria das praias na Itália são privadas. Algumas são totalmente fechadas e você consegue entrar apenas pagando. Outras você tem acesso, mas só pode se sentar na areia se pagar.
.

* O trecho de areia é fechado e você tem a pagamento a cadeira de praia, o guarda sol e um “box” privado para se trocar e deixar suas coisas (imagino que em alguns desses “box” também haja ducha). Aliás, você pode escolher a cadeira de praia sem o guarda sol e o “box”.
.

* Normalmente a praia privada tem a areia mais bonita e a parte publica, a mais feia ou mais irregular.
.

Topless é a coisa mais normal e não precisa estar em uma praia de nudismo. E não há faixa etária para isso!

São Paulo / SP

12 avaliações
Graduação: Letras: Português e Italiano (Universidade de São Paulo)
Me formei em língua e literatura italiana pela USP em 2005 e desde então ensino italiano para pessoas de todas as faixas de idade e necessidades; individuais ou em grupo, no nível elementar ao avançado e conversação, incluindo curso de proficiência para mestrado e doutorado (incluindo curso preparatório para o exame da USP Direto - Largo São Francisco) e cursos de proficiência italiana Cils e Celi. Hoje dou apenas aulas particulares, mas lecionei em diversas escolas, entre elas, Centro Acadêmi ...
Italiano - Gramática e Conversação, Italiano - Conversação, Cultura Italiana, Italiano - Viagens, Italiano com Material Incluso, Preparatório para proficiências de mestrado e doutorado em Italiano, Preparatório para proficiências em Italiano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 66 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil