DICAS DE VIAGEM/INTERCAMBIO
Por: Juliana M.
08 de Maio de 2018

DICAS DE VIAGEM/INTERCAMBIO

Dicas: Ao planejar tua viagem ou intercâmbio, não se esqueça do seguro viagem

Italiano Cultura

Seguro viagem é um item quase esquecido quando planejamos uma viagem e muita das vezes não nos damos conta dos riscos que corremos ao viajar sem.

Muitos podem não saber, mas alguns países exigem o seguro viagem para a entrada de brasileiros em seus países. Os países da Europa são um exemplo. Se você entrar sem e eles te pedirem, você terá que comprar um seguro às pressas, senão não entra no país.

 
Meu marido, por exemplo, passou 6 meses em Paris, estudando na Sorbone. Ao fazer a inscrição na faculdade, a moça da recepção o fez comprar um seguro. Ele sabia que ocorreria isso. A questão é que ele comprou aquele determinado pela escola; provavelmente mais caro e que cobria apenas despesas médicas (a cobertura de um seguro feito por agência é muito mais amplo).

 Sei também que muitos veem isso como um gasto desnecessário; torcem para que nada de ruim aconteça, mas a questão é que nunca sabemos o que vai acontecer.

Por isso, contarei aqui abaixo alguns relatos de pessoas que precisaram usar o seguro viagem lá fora:

 

EUA: Uma amiga passou 1 ano nos EUA e também fez um seguro através da faculdade. Ela tinha uma lista de locais onde poderia ser atendida. Num determinado dia, ela sentia uma forte dor nas costas. Foi até um hospital e foi atendida. Semanas depois apareceu uma conta salgada para ela pagar.
Motivo: para aquele hospital, o seguro dela cobria casos de urgência e ela entrou no setor de emergência.

Se ela tivesse feito um seguro nacional, eles iriam direcioná-la corretamente ou até mesmo levaria médicos até ela.

 

Itália: Mês passado uma aluna que está estudando na Itália tem alguns meses entrou em contato comigo me pedindo ajuda para fazer um seguro saúde. Ela validou um documento do INSS para garantir a entrada.

Acontece que na Europa, o sistema de saúde é diferente do nosso. Pronto Socorro atende apenas casos graves; o resto é feito por um médico de família (no qual o INSS não cobre). Ela chegou no PS se contorcendo de dor e não foi atendida. Nem o nome dela eles quiseram saber.

 

Ainda na Itália, o caso ocorreu com um ex-aluno que foi para a Itália a passeio. Um mês de viagem!

No final das férias, faltando 2 dias para retornar, ele sentiu dores fortes e desmaiou. Acordou no PS, com apendicite. Teve que ser operado às pressas. Ele tinha ido com seguro, mas me garantiu que se não fosse isso, estaria endividado até o fim da vida!

 

Outra da Itália, desta vez ocorreu com uma aluna minha, idosa, com quase 80 anos (e super ativa). Ela chegou em Milão após o voo com os pés inchados. Entrou em contanto com o seguro (Affinity) e recebeu em pouco tempo a visita de uma médica dentro de seu hotel.

 

Alemanha: Meu marido e eu fomos para Berlim durante o inverno com nosso filho de apenas 1 ano e 1 mês.
Depois de um tempo, meu filho começou a tossir bastante. Era algo que já havia ocorrido aqui no Brasil. Na ocasião, entramos em contato com a seguradora via whatsapp (fomos com a GTA). Contamos o ocorrido, o que meu filho já havia tomado de medicaçao e eles agendaram a consulta com um pediatra no centro de Berlim para o dia seguinte.

Toda medicação prescrita (88€) foi reembolsada!

 

Chile: Desta vez fomos com a Assist Card e, diferente da GTA, o atendimento é feito via telefone (em português). Narramos o ocorrido e em 40 minutos 2 médicos foram atender meu filho em nosso hostel.

Meu marido aproveitou e comentou que estava com dores de garganta. Os médicos abriram o chamado com o atendimento do convenio e assim que liberaram o atendimento, eles avaliar o Thiago e o deram injeção.

 

 

Quais as vantagens de fazer um seguro saúde aqui no Brasil

 

Ao fazer seu Seguro viagem aqui no Brasil, a pessoa que te atenderá em caso de emergência ou urgência falará em português e saberá te orientar corretamente. Dependendo do caso e da empresa contratada, você receberá médicos em seu hotel ou residência e poderá ali mesmo ser medicado.

Além disso, em alguns casos, você precisará ser reembolsado (caso a cidade não tenha medico conveniado ou caso você precise comprar medicamentos) e também será muito mais fácil fazer através de bancos brasileiros.

 

Como fazer seu Seguro viagem 

 

Muitos fazem assim que compram a passagem (normalmente as empresas oferecem assim que a passagem é comprada). Eu aconselho pesquisas antes.

Das vezes que fiz com agências de viagens, percebi que eles não me davam muitas opções e com eles fiz com a GTA e April Core, empresas com seguros bons, mas relativamente caros.

 

Hoje eu faço através de um site de comparação de preços, a Seguros Promo, que me dá a liberdade de conhecer algumas empresas do mercado e analisar não apenas os preços, mas também o que cada uma oferece. 

Para quem quiser fazer o seguro através deles, não se esqueçam de usar o código TURISTANDOIN8 para obter 8% de desconto. Pagando com boleto o site oferece mais 5% de desconto!

Link: http://www.segurospromo.com.br/p/turistandoin/parceiro?tt=PROFES

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil