Conhecendo a Italia: Cinque Terre

Quais são os 5 famosos vilarejos da costa ligure

Italiano Viagem Turismo
Conhecendo a Italia: Cinque Terre
Juliana Moreti
em 06 de Fevereiro de 2018
Cinque Terre
 
 
 
Um dia pelas Cinque Terre!

 

Quer saber o que ver ou fazer nas Cinque Terre, as cinco cidadezinhas (terras) com casinhas coloridas grudadas nas montanhas da costa da Ligúria? Elas se encontram no caminho entre Gênova a Pisa, na província de La Spezia. São elas: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, seguindo a ordem de que sai de Gênova.

O mapa da Ligúria

A região da Ligúria está cheia de praias maravilhosas. Quer ler uma dica de uma Road Trip pela Costa Azzurra (e que pode ser perfeitamente feita por trem)?

 Veja:  Road Trip pelo litoral italiano: De Gênova à Cinque Terre 

Mas voltando, para quem não sabe, as Cinque Terre fazem parte do Parque Nacional das Cinque Terre, se encontram na Ligúria e desde 97 fazem parte do Patrimônio Mundial Unesco.

São cidades relativamente próximas umas das outras e ligadas por trilhas (2 fáceis, uma média e outra difícil – atentos que as 2 mais fáceis se encontram fechadas) e por trem.

 

#1 das Cinque Terre – Riomaggiore

 

Vista das casinhas coloridas de Riomaggiore e parte da trilha chamada Via dell’Amore.

Riomaggiore é a primeira terra das Cinque Terre para quem vem da Toscana. E eu aconselho começar por ela, mesmo que você venha de Gênova (como eu).

Esta pequena vila de pescadores tem uma característica particular em relação às outras: suas casas são altas, coloridas, tem 2 portas de entrada: uma mais baixa que dá para a rua principal e outra mais alta, aos fundos, que dá para a rua de trás. Motivo: as portas dos fundos serviam em um passado para os moradores fugirem de invasões sarracenas.

A cidade em si é bem pequena e sua maior atração é a Via dell’Amore, que liga Riomaggiore até Manarola (e que está fechada desde 2012, com previsão de abertura para 2019).
Se em tua visita este trecho continuar fechado, pegue o trem e parta para Manarola! Mas se tiver aberto, volte aqui e nos avise!

 

#2 das Cinque Terre – Manarola

As famosas casas coloridas com roupas no varal

Novamente encontramos casinhas coloridas incrustadas sobre a rocha, o que rende um panorama maravilhoso e faz de Manarola uma das Cinque Terre mais fotografada.

Durante o verão, se estiver aberto, você poderá descer até as piscinas naturais ao longo do Sentiero Azzurro e durante o inverno, esta cidade abriga um dos maiores presépios do mundo, que vai do dia 8 de dezembro até o início de fevereiro. Toda a cidade é enfeitada com aproximadamente 300 bonecos em tamanho natural e 17 mil lâmpadas iluminam a cidade.

.

#3 das Cinque Terre – Corniglia

.

Vista de Corniglia fotografada de um dos mirantes da cidade

Corniglia é a única das Cinque Terre que não tem beira com o mar. Ela se encontra na parte alta de uma colina, a 100 metros acima em relação ao nível do mar e isso a faz ser o “belvedere” das Cinque Terre.

Chegamos na base de Corniglia pela trilha, mas mesmo para quem vem de trem, encontrará um desafio pela frente: subir 377 degraus da Lardarina, a escada que nos leva até a cidade.

Ok, você pode fazer este percurso com um micro-ônibus que vai da estação de trem até o centro da cidade.

Detalhe: apesar de ser uma região montanhosa, aqui se cultiva uva para a fabricação do vinho da região: o vinho DOC Sciacchetrà (pronuncia chaquetrà) e de um dos mirantes é possível ver as plantações.

#4 das Cinque Terre – Vernazza
.

O panorama clássico de Vernazza: sò quem faz a trilha consegue esta vista de tirar o fôlego

 

Chegamos em Vernazza, a nossa 4° terra, terra do vinho Vernaccia. Diferente das outras 3, Vernazza é um pouco maior e tem um mar um pouco mais extenso.
Aliás, um braço de terra criou uma piscina natural e diria que Vernazza tem uma praia com direito até a areia (algo que as anteriores não tinham).

Caminhar por Vernazza também é um passeio bastante agradável e, se tiver pique, tente subir até os restos do antigo castelo. Hoje vemos apenas resto da Torre Medieval, mas o mais interessante é vê-la do alto. Por mais difícil que possa parecer, tentem fazer a trilha que segue até Monterosso. Você não irá se arrepender!

#5 das Cinque Terre – Monterosso al Mare

Das 5 terras, Monterosso foi a que mais gostei e é a maior de todas, inclusive na extensão do mar. São duas praias extensas no total. A primeira perto do burgo mais antigo, em frente à estação e a segunda, bem maior, do outro lado das rochas.

Fui duas vezes para esta cidade. A primeira vez fui de battello (um tipo de embarcação veloz) e a segunda vez cheguei por trilha. E nas duas vezes, me encantei!

Sei que neste meu roteiro pelas Cinque Terre inclui esta cidade por último e talvez você não tenha fome ao chegar aqui, mas achei ótimos restaurantes na região.

O que comer pelas Cinque Terre?

Você pode pedir um Trofie, um Trenette ou qualquer tipo de pasta. Não importa. O importante é que seja al pesto.
O Pesto é tradicional na Ligúria e sair daqui sem experimentar é quase uma ofensa. Se tiver oportunidade, peça também a típica foccaccia genovese. Mas adianto que não tem nada a ver com as fogaças brasileiras.

Como chegar a Cinque Terre

Você pode chegar a Cinque Terre de trem, partindo de Gênova ou de Pisa.  Pode inclusive se hospedar em La Spezia ou Levanto e fazer este roteiro de trem.

Você pode ir de carro, mas aconselho estacioná-lo em La Spezia (as estradas são estreitas, não há postos e não há muitos estacionamentos. Veja neste link onde estão os estacionamentos).

Também pode ir de barco (o mais usado se chama battello). Este barco pode partir de Levanto, Portovenere, Lerici e La Spezia. Se tua ideia é apenas dar um breve passeio, pode fazer uma excursão de um dia partindo de Gênova (faz breve parada em Monterrosso).

Se você for aventureiro e gosta de ter contato com a natureza, além de admirar paisagens fantàsticas, pode ir a pé, fazendo uma das diversas trilhas da região.

A trilha se chama Sentiero Azzurro e liga as 5 terras em uma extensão de 12 km. Tem outras que partem da parte superior das terras (e ficam mais distante do mar).
Mas você pode começar a trilha por Levanto, chegar até Monterrosso, fazer as 5 terras e pegar uma outra trilha e chegar até Porto Venere

Como circular por Cinque Terre

O meio mais rápido é, sem sombra de dúvidas, o trem. Durante o verão, há battelli que fazem o percurso via mar entre as 5 terras. E para os aventureiros, tem a trilha Sentiero Azzurro, que liga as 5 cidades (mas que desde 2012 tem trechos interditados).

As trilhas de Cinque Terre

Existe uma trilha de 12km que liga as Cinque Terre chamada Sentiero Azzurro (ou trilha azul). Esta trilha é dividida em 4 partes:

  • 1° trecho: Riomaggiore – Manarola (via dell’Amore)
    1 Km – Tempo medio: 20 min. Dificuldade: fácil * Estado atual: fechada
  • 2° trecho: Manarola – Corniglia
    3 Km – Tempo medio: 60 min. Dificuldade: fácil * Estado atual: fechada
  • 3° trecho: Corniglia – Vernazza
    4 Km – Tempo medio: 100 min.  * Dificuldade: modesta – pouca elevação * Estado atual: aberta
  • 4° trecho: Vernazza – Monterosso
    4 Km – Tempo medio: 110 min. Dificuldade: média – com elevação de quase 300 metros  * Estado atual: aberta

Alguns trechos desta trilha passam próximo ao mar e em outras, temos que subir montanhas. Infelizmente há trechos fechados por causa de um deslizamento de terra que ocorreu em 2012 (e a previsão de abertura é 2019), porém, se fossem abertas, seria possível fazer essas 4 trilhas em um dia (nós quase fizemos).

Atenção: Para fazer as trilhas, é necessário pagar o Cinque Terre Card, ou pagar individualmente cada trilha. Mais informação, clique aqui.

São Paulo / SP

10 avaliações
Graduação: Letras: Português e Italiano (Universidade de São Paulo)
Me formei em língua e literatura italiana pela USP em 2005 e desde então ensino italiano para pessoas de todas as faixas de idade e necessidades; individuais ou em grupo, no nível elementar ao avançado e conversação, incluindo curso de proficiência para mestrado e doutorado (incluindo curso preparatório para o exame da USP Direto - Largo São Francisco) e cursos de proficiência italiana Cils e Celi. Hoje dou apenas aulas particulares, mas lecionei em diversas escolas, entre elas, Centro Acadêmi ...
Italiano - Gramática e Conversação, Italiano - Conversação, Cultura Italiana, Italiano - Viagens, Italiano com Material Incluso, Preparatório para proficiências de mestrado e doutorado em Italiano, Preparatório para proficiências em Italiano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 66 / aula
Solicitar aula
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil