ARTETERAPIA E TECNOLOGIA
em 14 de Outubro de 2023
RESUMO
A arte na educação tem o poder de transformar o indivíduo e o ajuda a fazer um encontro com o eu criador, espontâneo e autêntico. Quando levamos arte para as escolas e a incluímos no processo de ensino aprendizagem, surge a descoberta do conhecimento empírico e de várias reflexões para o indivíduo que a tem. A educação como experiência estética e artística destina-se a despertar a sensibilidade de todos os envolvidos no processo, sejam alunos, professores, gestores ou funcionários da escola, deve-se elevá-los à condição de criadores de significados, sujeitos dispostos a assumir formas variadas de autoria expressiva e enunciativa. É na arte que devem ser buscados os qualificativos necessários à renovação das práticas educacionais (ANDRADE, 2016). A arteterapia é quando se utiliza recursos artísticos em prol da saúde física, emocional, mental, espiritual. E levando a arteterapia às escolas têm-se uma forma de trabalhar a arte em favor da inteligência emocional e desenvolvendo o autoconhecimento dos alunos e dos demais que participam. O objetivo desta pesquisa se concentrou em fazer com que o aluno fosse o autor de suas próprias criações, levando em consideração seu conhecimento teórico e empírico, suas emoções, sua história, externando suas reflexões sobre a arte e socializando com o meio escolar, também buscando melhorias para si, desenvolvendo seu intelecto e sabendo gerir suas emoções de forma coerente e eficaz.
A metodologia preestabelecida é a pesquisa exploratória, com um levantamento bibliográfico e de campo, com formulação de questionários e análise qualitativa; oficinas pedagógicas e exposição de trabalhos. Dentro desses parâmetros, pergunta-se: de que forma a criação artística influencia o processo de ensino aprendizagem? Qual a ligação da arte com o autoconhecimento humano? Quais os benefícios reais da arteterapia? Dentro dessas hipóteses, obteve-se um resultado efetivo quanto ao processo de criação, reflexão do fazer artístico, socialização e respostas a todos os questionamentos surgidos ao longo da pesquisa. Dentro desta pesquisa foram explanados pensamentos da autora e de vários autores de referência dentro da área da educação e da arteterapia, bem como da área da inteligência emocional. O intuito é alinhar esses pensamentos e formar uma ligação entre eles e refletir sobre o conteúdo que está como tema principal deste trabalho. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio na Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, zona oeste da cidade de Manaus, no ano de 2021.
Palavras- chave: arteterapia, pintura abstrata, expressão, comunicação.