EXPOSIÇÃO DE JUVENIS DE TAMBAQUI AO PETRÓLEO DE URUCU
em 14 de Outubro de 2023
RESUMO
A Arteterapia surgiu no Brasil na metade do século XX com os médicos psiquiatras Osório Cesar e Nise da Silveira. Osório César já se dedicava a alguns estudos em arteterapia pelos meados de 1923 e Nise da Silveira começou a desenvolver a terapia junto a seus pacientes no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. A presença da arte na vida do ser humano é indiscutível porque está na pessoa o fazer arte desde a pré-história até os dias de hoje. Então hoje, quando levamos a arte para as escolas, o aluno já vem com a sua bagagem pessoal que vai aplicá-la a cada oportunidade. A arteterapia no contexto escolar ajuda os alunos e também os professores a lidarem com seus medos, sentimentos e expressões latentes e escondidas na psique. Também, com os objetivos de amenizar as tensões e resgatar planos pessoais, a arteterapia propõe benefícios que corroboram com a boa qualidade de vida como: resgata a criatividade e a autoconfiança, ajuda na resolução de conflitos pessoais, ajuda no autoconhecimento, entre outros. Mediante a essas informações, esse artigo visa fazer uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da arteterapia nas escolas e como seus benefícios ajudariam os alunos a superarem diversos conflitos internos que são latentes a todos e que prejudica seu desenvolvimento escolar. Várias formas de arte tecnológicas serão testadas para que os estudos desse projeto sejam realizados focando na expressividade individual de cada aluno (ensino médio regular e EJA), buscando como resultado as diversas formas de expressão, meios e sentimentos que serão aflorados nesta pesquisa, revelando assim, a ligação entre a arte-educação e a educação emocional em alunos da educação básica. No final do projeto, será realizada uma exposição dos trabalhos na escola.
PALAVRAS-CHAVE: arteterapia; arte; educação; expressividade; tecnologia.