Proposições para Concursos Públicos
em 31 de Outubro de 2024
A mudança da paisagem em relação à Danos ambientais
O nível de danos ambientais causado pela empresa de minérios “Braskem”, em relação ao conjunto como todo, é preocupante não só em escala local de Maceió no estado de Alagoas, mas também pela escala regional e global do geossistema. O mais preocupante não é só os danos físicos, é também os danos sociais que causaram transtorno para toda população que morava aos redores da empresa. A paisagem mudou bastante ao longo de 50 anos devido à exploração no local o que impactou mudança no sistema ecológico e geológico. Todavia, porque não existiu fiscalização severa ou punições ao longo desse tempo?
Quando se fala no geossistema na Geografia, observa-se todos os níveis ecológicos da paisagem bem como suas relações com a exploração humana que muda completamente a dinâmica do meio. No local, da sede de exploração da empresa Braskem, houve diversos danos ambientais que gerou impactos físicos, na capital de Maceió, ocasionando erosão e afundamento do solo aos redores da empresa e ao longo do tempo vai aumentar ainda mais esse desastre ambiental. Essa exploração exacerbada fez com que acontecesse tremores de terras, em toda região do bairro que fica localizada a empresa, e rachaduras e muitas residências e nos asfaltos e ruas. Logo, isso é só alguns dos muitos impactos e danos que empresa causou nessa zona geográfica de Maceió.
Além desses danos físicos, analisam-se que os danos sociais também são observados, visto que grande parte da população sofreu consequências por causa dessa exploração que só visava a economia e não o conjunto social como todo. Muitas famílias foram obrigadas a deixar suas residências em que viviam muito tempo o que surgiu o desconforto da população que já convivia com diversos tremores de terras e rachaduras nas suas casas. Além dos danos sociais à população é notório os danos à vida marinha que sofre por muito tempo com a exploração. Além disso, a população marinha sempre dependeu dos peixes como uma fonte de renda e alimentos para a manutenção de muitas famílias, porém muitos desses animais aquáticos estavam infectados devido aos rejeitos de minérios no mar que ocasionou por muito tempo o aumento de câncer, segundo os médicos.
A paisagem mudou depois de muito tempo de exploração em comparação ao surgimento da empresa, no último século. A erosão do solo, por exemplo, foi um dos motivos dessa mudança em que o mar vem avançando cada vez mais na cidade. Foi esse avanço que fez com que as famílias fossem retiradas obrigatoriamente do local que está cedendo com o passar do tempo. O sistema Geológico, geomorfológico e ecológico foram afetados o que fez ocorrer a mudança drástica do solo, desabamento, tremores e avanço do mar sobre a lanterna urbana.
As fiscalizações não foram feitas da forma adequada, visto que segundo o G1 Notícias houve fraudes por funcionários da empresa em papéis de fiscalização o que ocasionou na irregularidade de exploração e ocupação da área supracitada em Alagoas. Isso aconteceu devido a não rigorosidade por partes das autoridades competentes de não fiscalizar e não multar a empresa pelas explorações ilegais e abusos ao sistema ecológico. Isso era competência da União visto que engloba ocupação Federal.
Os desastres ambientais e sociais, portanto, ocasionaram impactos grandes no sistema marinho e terrestre afetando os seres vivos desde aquáticos até os humanos que moravam no mesmo bairro da Braskem. Sendo assim, fiscalização severa e indenizações aos afetados são necessários para evitar impactos maiores desde os morais até os ambientais. O caso ocorrido ajuda a entender o quão a disciplina é importante para Geografia e ajuda no entendimento dos danos ambientais, físicos e ecológicos das paisagens que são afetadas constantemente.
Referências;
Caso Braskem em Maceió ilustra descaso das empresas com população. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/apublica.org/2023/12/caso-braskem-em-maceio-ilustra-descaso-das-empresas-com-populacao/%3famp. Acesso em: 29 Dez 2023.