Proposições para Concursos Públicos
em 31 de Outubro de 2024
Introdução
O imperialismo no passado deixou marcas graves no presente, principalmente em muitos países do continente Africano. A disputa por territorial e econômica no mundo é responsável por mortes, danos ambientais, danos psicológicos, danos culturais e migrações pelo mundo. O capitalismo e consumo são problemas graves enfrentados por todo mundo hoje quando nos deparamos com a desigualdade socioespacial e socioeconômica.
Desenvolvimento
As disputas territoriais e conquistas de territórios no Imperialismo ocasionaram em problemas Mundiais enfrentados até os dias atuais. Muitos países do continente Africano eram explorados e eram colônia de muitos países europeus como, por exemplo, Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, dentre outros. Pode-se destacar a Ruanda, por exemplo, como país que foi dominado pelos Belgas e que gerou vários transtornos e problemas sociais que são observados atualmente. A Bélgica explorou os recursos naturais de Ruanda drasticamente e afetou além da cultura do país supracitado, como também as questões sociais do mesmo.
Ruanda é um país rico em recursos naturais como o cobre, estanho e jazidas de carvão e isso explica a total ignorância dos países à fora de olhar o país Africano como forma de ganhar dinheiro. Depois da independência de Ruanda, como também dos outros países Africanos, os países Europeus deixaram indiretamente o seu domínio sob esses países que eram dominados. Em Ruanda pós-independência, por exemplo, foi dividida em dois grupos que ocasionaram milhares de mortes por causa das questões Políticas, econômicas e territoriais. A população de Ruanda foi massacrada e teve mais mortes que a segunda guerra Mundial. O Pós-Guerra foi sangrento na África e muitas das mulheres eram estupradas e mortas. Isso foi um caos em relação às questões humanitárias.
Os conflitos econômicos, políticos e territoriais são responsáveis por vários danos como, por exemplo, dano da perda de uma família e dano na vida de toda população que sofrem com os conflitos constantes. No Congo, que foi dominado pelos Franceses, teve muitos conflitos após sua independência e ocasionou disputas políticas e Ditaduras por muito tempo. Essas disputas geraram transtornos e muitos migraram e saíram do Congo, todavia, enquanto uns não conseguiam fugir, outros eram mortos, estuprados, presos e escravizados. Isso ocasionou até na morte do próprio presidente do Congo que foi raptado e morto em sequência. Muitos se perguntam o porquê que países influentes nunca impediu isso? A resposta é porque eles financiam determinado grupo com armas, remédios e recursos em prol dos recursos naturais e domínio indireto sobre o país Africano.
Os conflitos parecem nunca ter fim e não é por acaso porque depois das questões imperialistas – domínios de territórios – surgiram as questões capitalistas de exploração e consumo dos recursos naturais. Com o capitalismo muitos países como os Estados Unidos e os países Europeus do ocidente têm domínio em relação aos recursos naturais Africanos e os mesmos financiam grupos armados em troca de vantagens econômicas e políticas. A desigualdade Mundial só aumenta, principalmente na África e os Países ricos ficam mais ricos. Esse é um dos motivos dos problemas graves, como muitas mortes na África, não ser divulgados com frequência para que os Países que financiam não sejam pressionados pela Organização de Nações Unidas(ONU).
A busca pelos recursos, atualmente, é responsável por gerar conflitos e as populações dos países em conflitos sofrem por não ter o que fazer porque as questões políticas de acordo entre países são fortes. Isso é reflexo do capitalismo do lucro e das explorações dos países pobres que não têm como se defender. Os danos ambientais aumentam cada vez mais pela exploração da natureza, das rochas e exploração das pessoas que indiretamente trabalham como escravos com o capitalismo. Os Estados Unidos , por exemplo, explora muitos países asiáticos , Africanos e da própria América sempre de olho nos recursos. Os conflitos, portanto, não terá fim se o país que é dominado não deixar de fazer acordos e nem dar fim à exploração do País dominante.
Conclusão
O imperialismo e Capitalismo, portanto, influenciaram, respectivamente, nas questões de disputas territoriais e econômicas e alimenta o domínio dos países desenvolvidos sob os países subdesenvolvidos visto que muitos têm riquezas e os países influentes vão em busca delas. É importante, pois, que tenha uma interferência da ONU a fim de que impeça conflitos, mas também que os Países desenvolvidos sejam impedidos de financiar o país dominado com armas.