Geografia Política
em 30 de Outubro de 2024
Lógica é uma disciplina da área de matemática que envolve Raciocínio e regras de acordo com cada sentença. É uma disciplina que parece com Gramática quando envolve-se proposições lógicas, porém é bem diferente. O aluno não pode se apegar ao conhecimento de Português nessa disciplina porque na Lógica tem sequência, sentenças, ideias, cálculos e Raciocínios a serem seguidos.
Existem vários tipos de lógicas e o aluno concurseiro tem a obrigação de aprender e ter domínio para que no concurso público ele desenrole as questões. Na disciplina tem os conjuntos, sentenças, sequências lógicas elaboradas em números, imagens, letras entre outros. Dentre os conteúdos, o que se parece mais com Gramática no raciocínio lógico é o de proposições lógicas.
É justamente proposições lógicas que os alunos confundem como português ou Gramática. Todavia, é bem diferente porque proposições trabalha como sentenças em que se é atribuída um valor Verdadeiro ou Falso. Isso é uma definição de proposições, se não for atribuído uma sentença positiva(verdade) ou negativa(falso) não vai ser considerada uma proposição. Mas o que mais tem em comum com a Gramática é que também é considerada proposição sentenças declarativas em que se tem sujeito e predicado. Dar para confundir um pouco, mas na Gramática só trabalha com a parte gramatical e das estruturas da escrita, já na proposição trabalha com a lógica em que cada proposição o "e" é uma conjunção, ou "ou" uma disjunção, "se então" uma condicional, " ou...ou" uma disjunção exclusiva, "se somente se" uma bicondicional em que possuem uma tabela verdade diferente.
O aluno, portanto, não pode se apegar só ao português porque o "e" na português também é considerada uma conjunção, mas no português o "ou" não é disjunção como na proposição, nem o "se então" é uma condicional. Sendo assim, o aluno quando estudar proposições lógicas tem que separar da Gramática porque são ideias bem diferentes e o foco não é o mesmo. Proposições lógicas são fundamentais para o conhecimento de raciocínio lógico-matemático e que é primordial para qualquer concurso Público.