DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA
em 18 de Janeiro de 2017
Numa aula de química ministrada por mim tentaria envolver os alunos e despertar a criatividade destes com uso de temas sociais da química e debater esses temas de forma que eles percebam a interdisciplinaridade e contextualidade envolvidos nestes temas, utilizaria os livros didáticos como forma de apoio com aquilo q foi compartilhado em sala de aula.
Utilizaria os recursos audiovisuais como forma de deixar as aulas mais interessantes, visto que estes recursos permitem uma maior interação e aproximação com o conteúdo visto em sala de aula.
Outro ponto importante e que abordaria a historia da química nas aulas pois busca analisar a evolução do pensamento científico e faria isso em forma de debates e pequenos experimentos para que os alunos percebam que os cientistas não tiram as teorias da cartola e sim e um processo continuo de construção do conhecimento.
Outro ponto a ser falado e sobre a disciplina em sala de aula, visto que os professores perdem tempo chamando atenção dos alunos e isso afeta nos aproveitamento das aulas, visto que o tempo de aula e curto.
Utilizaria textos bases da química nova na escola como forma de introduzir temas sociais da química, pois apresentam propostas de aprendizagem relacionadas ao cotidiano dos alunos e por trabalhar a interdisciplinaridade nas propostas.
Em relação ao currículo, não utilizaria estes em vigor, mas sim propostas de metodologia de projeto e uma proposta inovadora chamada stem que articula áreas do conhecimento como ciências, engenharia, matemática e tecnologia trazendo inovações curriculares ao ensino.
Gostaria de salientar também que a relação homem e natureza deve ser trabalhada no ensino de química de forma reflexiva e critica visando cada vez mais a sustentabilidade em nosso planeta.