TEORIA ATÔMICA-MOLECULAR
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Por: Marcos S.
18 de Janeiro de 2017

TEORIA ATÔMICA-MOLECULAR

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Em 1808 Dalton (1776-1844) enunciou um conjunto de hipóteses sobre a estrutura interna e descontínua da matéria. Dalton tinha conhecimento das leis ponderais das reações químicas e do trabalho de Boyle no comportamento físico e estrutura dos gases . Tentando dar uma interpretação coerente para esse conjunto de fatos formulou sua hipótese pode ser resumido da seguinte forma:

1) A matéria é descontínua, é composta de átomos indivisíveis "Matter -. Escreveu Dalton -. Embora divisível em um grau extremo, não é, porém infinitamente divisível deve ser um ponto além do qual não podemos ir na divisão da matéria. A existência das últimas partículas não pode simplesmente ser posta em dúvida, mas são tão pequenos que não podem ser vistos mesmo com dispositivos microscópicos. Eu escolhi a palavra átomo para representar as últimas partículas .. "

2) Os átomos são imutáveis. "Você nunca pode se transformar em um ao outro por qualquer poder que pode controlar"


3) Os compostos consistem de moléculas idênticas umas às outras e constituído por um número inteiro de átomos, sempre na mesma proporção. "Dois ou mais tipos de átomos pode, além disso, ser combinadas de diferentes maneiras para formar mais do que uma classe de moléculas "

4) A taxa à qual os átomos combinam-se para formar moléculas é sempre uma relação numérica simples. "O composto mais estável e mais fácil de formar (e, por conseguinte, os mais abundantes) é aquele em que as moléculas são formados por um átomo de cada item."

5) reações químicas, os átomos estão criada nem destruída, só mudou a sua distribuição. "A análise química e síntese, não pode ir além da separação de partículas, o outro, e seu encontro. No novo criação ou destruição do material está dentro do âmbito dos produtos químicos ... Todas as alterações que possam produzir o composto separação de partículas que se encontram em estado de coesão ou combinação e na junção dos que foram inicialmente espaçados."

Todas essas hipóteses é conhecida como teoria atômico-molecular de Dalton. O tema dedicado ao modelo cinético de partículas de matéria que se refere o trabalho Gay Lussac na variação dos volumes de gás com a temperatura . Gay Lussac continuou a sua investigação sobre o comportamento dos gases que estudam os volumes dos gases envolvidos em reacções químicas. Observou-se que os volumes de gases reativos, e os produtos foram uns aos outros numa relação simples, se as condições de pressão e temperatura foram as mesmas. Dada esta lei, o cientista italiano Avogadro (1776-1856) em 1811, fez a seguinte hipótese: Volumes iguais de qualquer gás, nas mesmas condições de temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas.

Com a formulação desta hipótese, Avogadro abriu o caminho para uma correta interpretação das reações de atribuição de uma correta substâncias fórmula química e também para obtenção de massas atômicas e moleculares das substâncias.

O tema dedicado à modelo cinético de partículas de matéria vimos a lei dos gases ideais, que expressa a relação seguinte entre os quatro variáveis termodinâmicas macroscópicas que determinam o estado do gás:

P = k . N . T
            V

A teoria atômico-molecular da matéria foi muito apropriado para interpretar a estrutura de substâncias e reações químicas, no entanto, logo teve que repensar cada uma de suas hipóteses e novas questões foram levantadas modelo coerente. Algumas questões pendentes são:

Como a combinação de átomos para formar moléculas ocorre?, Como essas combinações são quebrados e novos são produzidos em uma reação química? Por que pode formar e poucas substâncias e nenhuma outra forma?

Estas questões induzir o estudo da ligação química.

Como a eletricidade da matéria com estrutura atômica-molecular combina?, Como é que a radiação é emitida se os átomos são indivisíveis e imutável?

Estas e outras questões põem em causa a alegada indivisibilidade e da imutabilidade dos átomos e pode ser um incentivo para o estudo da estrutura interna do átomo.

Marcos S.
Marcos S.
Juiz de Fora / MG
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Especialização: Mídias na Educação (Universidade de São Paulo (USP))
Química para Ensino Fundamental, Química, Química para Pré-Vestibular
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