O poder da aprendizagem de idiomas em qualquer idade
em 13 de Março de 2024
Os assuntos ligados a gerenciamento de tempo e de tarefas podem soar redundantes, mas a verdade é que as nossas demandas diárias parecem aumentar de forma inversamente proporcional ao tempo que temos disponíveis para atendê-las. Algumas vezes parece que o tempo escoa ralo abaixo e não há o que possamos fazer. Nossas vinte e quatro horas, as quais eu prefiro chamar de mil quatrocentos e quarenta minutos, continuam sagradas, intocáveis e não há a mínima possibilidade de aumentarem. O que eu escrevo aqui não é uma promessa de mudança de vida e de transformação de hábitos. Antes disso, é um singelo convite, a todos os interessados, a revisarem a maneira como lidamos com nosso gerenciamento de tarefas e de fluxo de informações. Todos nós, bem ou mal criado, já temos um sistema para trabalhar. No meu caso eu utilizo elementos da metodologia GTD em minha rotina associado à algumas ferramentas digitais para dar conta do conjunto de tarefas quase hercúleo que se estende diante de mim todos os dias.
Eu indico abaixo algumas dessas ferramentas que apesar de estarem acessíveis e até em uso por muitas pessoas, podem estar sendo usadas de maneira incorreta. Aqueles que não as conhecem, poderiam conhecê-las, outros que já as utilizam, deveriam pensar como melhorar seu uso. E caso você trabalhe sozinho, e a palavra projeto soe muito sofisticada para você, que tal começar a pensar que se você deseja realizar algo que envolve mais do que duas ou três tarefas isso já é um projeto e precisa ser gerenciado? Pense nisso.
Trello
https://trello.com
Os quadros móveis do Trello são muito conhecidos e úteis para gerenciar projetos individuais e coletivos.
Todoist
https://todoist.com
A aplicação lida com lista de tarefas.
Evernote
https://evernote.com/intl/pt
A aplicação é extremamente útil para armazenar, rotular e localizar diversos tipos de arquivos e notas.
Podio
https://podio.com/site/pt/use-cases/project-management
Trabalha com aplicativos integrados e a plataforma dá suporte à atividades colaborativas.
O mundo Google
Gmail, Google Drive, Google Tasks e Google Keep não são novidades. Talvez você não esteja usando tudo o que estas ferramentas têm a oferecer. Lembre que elas já são integradas.
Muitas vezes é necessário que você crie um sistema de trabalho e escolha uma ferramenta para operacionalizá-lo. Depois disso é necessário que você tenha um tempo de teste, que pode levar algumas semanas, para que você mesmo perceba sua adaptação ou não ao sistema ou à ferramenta e reinicie o ciclo de testes caso seja necessário.
Pode parecer um processo trabalhoso, mas os benefícios que você recebe em relação ao ganho de tempo e eficiência de tarefas compensam o desgaste inicial. Espero que você consiga alcançar seus objetivos. É necessário ter persistência, mas quando você possui ferramentas que te auxiliem nos processos o trabalho é desbravado com mais facilidade.