]

Como vencer o medo de cantar em público?

Canto
Como vencer o medo de cantar em público?
Lígia Gonçalves
em 17 de Agosto de 2017

Olá! Hoje trago mais algumas dicas para todos que querem cantar e fazer da música sua profissão. O tópico é: Como vencer o medo de cantar em público? Comente aqui suas experiências, se você já teve dificuldades em se apresentar ou, se você acha tranquilo cantar em público. Trocar essas figurinhas ajuda muito a todo mundo, é sempre bacana interagir, para se conhecer e entender melhor a voz. Vamos às dicas!

#1- Prepare seu corpo e sua mente Busque escolher datas que fiquem confortáveis para você trabalhar com cuidado o repertório e assim se sentir mais seguro. Assim, você pode se preparar mentalmente e trabalhar cada detalhe da sua apresentação sem medo. No dia, evite comida pesada, álcool e beba muita água, que também ajuda no relaxamento. Faça seu aquecimento e exercícios de alongamento para o corpo.

#2- Ensaie a performance Uma sugestão que pode te ajudar muito a ter mais segurança, é buscar maneiras de como se comportar no palco. Você pode ver shows e buscar o que seus artistas modelo fazem durante as apresentações e tentar adaptar. Você também pode criar, sempre fazendo algo que combine com o repertório executado.

#3- Grave sua performance Faça uma mini apresentação de ensaio, e grave em vídeo para ver como você está se saindo. Assim você pode ter uma ideia melhor e adaptar o que for necessário. Se você toca com banda, grave o ensaio da maneira como a apresentação será feita. Você e sua banda podem avaliar com mais cuidado a gravação.

#4- Apresente para amigos Antes da apresentação oficial, procure apresentar para amigos e familiares, aos poucos isso trará mais conforto e segurança. Isso também será mais fácil, por ser um número menor de pessoas. Peça a avaliação das pessoas que ouvirem e seja aberto a críticas, se for o caso. O mais importante é ter consciência dos pontos fracos para assim crescer como músico e cantor.

#5- Dê o seu melhor e aproveite a apresentação No dia, não se preocupe com todos os detalhes, fique tranquilo e faça somente o que foi ensaiado. Assim, você terá total segurança no que está fazendo e levará o show com mais tranquilidade. Pense que você está fazendo o seu melhor e, a cada show, você terá um feedback que te levará a melhorar cada vez mais.

Por hoje são essas as dicas, espero que tenha gostado! Se você quiser saber mais e ter um acompanhamento personalizado, me contacte por aqui, para marcarmos uma aula!

Até mais!

São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura em Música (UNISANTANA)
Sou professora de música, espanhol e cultura hispânica. Metodologia de aprendizado acelerado em idioma, focado no que é importante aprender, tornando o aprendizado muito mais rápido e eficiente, para quem quer realmente falar. As aulas de música são também muito práticas e focadas no estilo musical do aluno, trabalhando muito a percepção, a concentração e o desenvolvimento da autonomia do aluno, para que ele mesmo possa tirar suas músicas numa etapa mais avançada.
Popular, Violão Popular, Piano Popular, Espanhol Iniciante, Teclado Básico, Teclado Intermediário, Teclado Avançado
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 44 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil