Minha voz é feia?

Minha voz é feia?

Olá! Vamos desmistificar mais um assunto muito importante, que muitas vezes é o fator que determina se vale a pena você investir em cantar ou não. Também trago uma dica super especial para quem vai querer investir de verdade nesta carreira. Vamos lá!

Muitos cantores, no começo de seus estudos e treinos, estranham a própria voz e se perguntam se sua voz é feia. Um fator que faz a gente se perguntar isso é quando gravamos a nossa voz pela primeira vez. O que acontece quando fazemos isso? Achamos simplesmente horrível e estranhamos muito, pelo menos é o que acontece com a maioria. Isso acontece porque percebemos a nossa voz de maneira diferente que as outras pessoas escutam. Quando percebemos o nosso som enquanto estamos cantando, a percepção é um pouco diferente, pois ouvimos o som pela estrutura óssea e o som projetado para fora do corpo. Já quando escutamos a gravação, é somente o som projetado, o som puro. Aos poucos, de tanto ouvir as gravações, você se acostuma e não estranha mais.

Há também momentos no estudo que nos trazem grandes dificuldades e nos perguntamos se a nossa voz é realmente "boa". Notas agudas, timbre da voz, projeção e colocação da voz ainda são muito confusos para o nosso corpo. Ficamos cansados e frustados de tanto treinar. Às vezes a voz fica rouca. Tudo isso nos faz perguntar se vale a pena ou não continuar treinando.

A verdade é que precisamos entender mais como funciona a nossa voz e o nosso corpo. Cantar mais para um público. E arriscar mais. Tudo isso vai trazer o feedback que precisamos e entenderemos aos poucos o que precisamos melhorar e como trabalhar a nossa voz. Não é necessário ficar chateado com uma nota aguda que não sai, o que deve ser feito é um treinamento para a que a voz aos poucos se fortaleça. E não precisa desistir só porque ouviu críticas negativas. O que você deve fazer é entender onde essa crítica pode fazer sentido e aproveitar para evoluir ainda mais.

Moral da história, não existe voz feia, existe voz que não foi trabalhada. E são vários fatores a serem levados em conta para melhorar a qualidade da voz. Neste post, temos algumas dicas sobre isso. Continue cantando e procure se aperfeiçoar que um dia você alcançará seus objetivos!

Agora, se você quiser ter um acompanhamento personalizado, me contacte para marcarmos uma aula!

Até a próxima!



Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.


Leia mais artigos de Lígia Gonçalves

Professores particulares de Canto

Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.