Conceitos de harmonia tradicional
Por: Lígia G.
26 de Janeiro de 2015

Conceitos de harmonia tradicional

Teoria Musical Harmonia Partitura

Olá! Nesta postagem vou introduzir alguns conceitos de harmonia tradicional. Vamos relembrar um pouco sobre as funções dos acordes, para mais detalhes, dê uma olhada em umas das postagens abaixo, que fala sobre isso.

Partindo da tonalidade, teremos as funções de tônica(repouso), subdominante(movimento) e dominante(tensão) que se relacionam por quintas justas ascendentes ou descendentes. Esses acordes principais serão maiores nas tonalidades maiores e menores nas tonalidades menores. Porém, o acorde dominante sempre será maior. A tônica é representada pelo grau I da tonalidade, a subdominante pelo grau IV e a dominante pelo grau V.

Ex:

Campo harmônico maior de dó em tríades:

I  II    III  IV V VI  VII

C Dm Em F  G Am Bº

 

Podemos observar facilmente a relação de quartas e quintas justas ascendentes ou descendentes.

I para IV grau- quarta justa ascendente ou quinta justa descendente

IV para I grau- quinta justa ascendente ou quarta justa descendente

I para V grau- quinta justa ascendente ou quarta justa descendente

V para I grau- quinta justa descendente ou quarta justa ascendente

 

Analisando as notas destes três acordes de I grau(tônica), de IV grau(subdominante) e de V grau(dominante) verificamos que os três já contém todas as notas da escala ou tonalidade.

 

C- Tônica

I grau- acorde de dó maior

  Ré  Mi  Fá  Sol Lá Si  

 

F- Subdominante

IV grau- acorde de fá maior

Dó  Ré  Mi   Sol  Si 

 

G- Dominante

V grau- acorde de sol maior

Dó  Ré  Mi  Fá  Sol  Lá  Si  Dó  

 

A grande característica do acorde de Dominante é ter a nota sensível da tonalidade, que pede resolução na Tônica.

Para fazer uma análise utilizando a harmonia tradicional, você utilizará a cifragem I para quando encontrar o acorde de dó, IV para quando encontrar o acorde de fá e V para quando encontrar o acorde de sol. Comece praticando apenas com a tonalidade de dó, até adquirir fluência na análise. Começaremos com apenas estes graus I, IV e V, mas nas músicas é óbvio que terão muito mais acordes, basta ignorá-los então.

Dicas para a análise:

 

  • Estude muito bem a visualização dos acordes na pauta. Ex: Dó maior possui notas dó, mi e sol, mas elas podem não estar nesta ordem. No grau I, pode aparecer o dó, o sol e depois o mi, etc. Cuidado apenas com o baixo do acorde, ele deverá ser sempre a nota dó para grau I, nota fá para grau IV e nota sol para grau V, a princípio, pois não estamos estudando com inversões.
  • Visualize o baixo do acorde e tende construir a tríade correspondente, caso não dê certo, é porque não é o acorde.
  • Podem ser que aconteça de você conseguir construir o acorde, mas mesmo assim tenha uma nota estranha entre as outras do acorde. Não se preocupe, esta nota será chamada de nota estranha mesmo, mas ela não interfere na análise do acorde.
  • Não é necessário repetir a análise caso o acorde se repita.
  • É possível que se omitam notas do acorde, mas nunca a tônica.
 
Exercício 1:
Faça a análise dos graus I, IV e V nesta peça para violão, marcando os graus abaixo do acorde na partitura.
 
 
 
Exercício 2:
Faça a análise dos graus I, IV e V nesta peça para piano, marcando os graus abaixo do acorde na partitura.
 
 
 
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
 

 

 

 

 

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