Dicas de leitura - O triunfo da música
Por: Lígia G.
27 de Janeiro de 2015

Dicas de leitura - O triunfo da música

Teoria Musical História da Música Harmonia

Olá!

Hoje trago uma dica de leitura de vale a pena, para quem se interessa por curiosidades referentes aos músicos e sobre a história da música. É a leitura do livro O triunfo da música, do autor Tim Blanning. O autor não é músico, mas professor de história moderna, mesmo assim, seu livro é de leitura leve e gostosa.

O objetivo do autor, como diz na capa, é mostrar a ascensão dos compositores, dos músicos e de sua arte, o que ele faz contando um pouco da vida de muitos músicos e o que sofreram até chegar à adoração por parte do público e ao título de gênios. Logo na introdução, temos uma clara ideia da importância do papel da música na sociedade atual, quando ele descreve a festança que ocorreu no jubileu de ouro da rainha Elizabeth II, em 2002. O interessante, é que no momento do show, provavelmente ninguém lembrava o que estava sendo comemorado, já que o público estava muito entretido com a presença dos artistas Ozzy Osbourne, Atomic Kitten, Rachel Stevens, Cliff Richard, entre outros com o ponto máximo a interpretação de Brian May. É interessante notar que a rainha não estava muito interessada nos shows, ou pelo menos era o que parecia. Mas ela não pôde impedir o sucesso e a repercussão do mesmo.

Contrastante é que lemos nas páginas seguintes. Nas civilizações antigas, é notável o poder que a música tem sobre o ser humano. Platão dizia: "A música é a parte fundamental da educação, porque o ritmo e a harmonia têm, no mais alto grau, tendência a se insinuar na alma, dominando-a". Mesmo assim, percebemos que os músicos há uns séculos atrás viviam como escravos e recebiam pouca consideração por parte da sociedade, que os colocava lado a lado com os mendigos. A imperatriz Maria Tereza dizia ao filho Ferdinando para ter cautela ao contratar Mozart, que ele deveria "evitar conceder a essas pessoas títulos honoríficos como se estivessem a seu serviço. Pois o próprio serviço cai em descrédito quando essas pessoas perambulam pelo mundo como pedintes".

Joseph Haydn teve seus dias de escuridão trabalhando para o príncipe Esterházy, que não o deixava aceitar ofertas de outros e nem oferecer sua música, que deveria ser exclusiva. Haydn só teve sua liberdade com a morte do príncipe.

O livro coloca muitos exemplos e nos leva de volta a essas épocas, que apesar de estarem tão distantes não são muito diferentes do que vivemos. A música é, com certeza, valorizada. Mas os músicos ainda precisam lutar por um espaço dependendo do gênero que quer seguir. E os ouvintes precisam ter consciência de como a música é importante para eles, já que ouvem música por todo o tempo e ela está presente em todas as fases da vida.

Se você gostou, leia o livro e entenda mais sobre a vida dos músicos desde a antiguidade até os dias de hoje!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil