Funções dos acordes

Dentro do campo harmônico, cada acorde constituído sobre cada grau possui uma função característica que junto às outras, trazem movimento à música. São três funções que existem dentro do campo harmônico: Tônica, Subdominante  e Dominante. A Tônica significa repouso; a subdominante, movimento; e a Dominante, tensão. Um exemplo de como as músicas geralmente seguem essa ordem é, por exemplo(no tom de Dó Maior):

C7M-  F7M-  G7-  C7M

No caso o acorde da área de tônica é o C7M, o de subdominante é o F7M e o de dominante é o G7. Ou seja, a música começa no repouso, o acorde de subdominante traz movimento e o de Dominante atinge a tensão necessária para que seja preciso retornar à tônica, onde se resolve. Os outros acordes do campo harmônico com suas funções podem substituir ou serem acrescidos à cada área. Então, os acordes da área de tônica são:

-C7M, Em7 e Am7

Os da área de subdominante são:

-F7M e Dm7

Encontre o professor particular perfeito

E os da área de Dominante:

-G7 e Bm7(b5)

 

Exemplo de como usar os acordes de cada área para colorir a progressão dada anteriormente:

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

C7M Am7- F7M Dm7- G7 Bm7(b5)- C7M

É claro que, para se conseguir um bom resultado deve-se respeitar os tempos dos acordes. Toque as progressões e perceba a diferença ao se acrescentar acordes da mesma área. Faça isso com todas as músicas que você toca, explore!

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo