
Como ganhar potência na voz?

em 17 de Agosto de 2017
Dentro do campo harmônico, cada acorde constituído sobre cada grau possui uma função característica que junto às outras, trazem movimento à música. São três funções que existem dentro do campo harmônico: Tônica, Subdominante e Dominante. A Tônica significa repouso; a subdominante, movimento; e a Dominante, tensão. Um exemplo de como as músicas geralmente seguem essa ordem é, por exemplo(no tom de Dó Maior):
C7M- F7M- G7- C7M
No caso o acorde da área de tônica é o C7M, o de subdominante é o F7M e o de dominante é o G7. Ou seja, a música começa no repouso, o acorde de subdominante traz movimento e o de Dominante atinge a tensão necessária para que seja preciso retornar à tônica, onde se resolve. Os outros acordes do campo harmônico com suas funções podem substituir ou serem acrescidos à cada área. Então, os acordes da área de tônica são:
-C7M, Em7 e Am7
Os da área de subdominante são:
-F7M e Dm7
E os da área de Dominante:
-G7 e Bm7(b5)
Exemplo de como usar os acordes de cada área para colorir a progressão dada anteriormente:
C7M Am7- F7M Dm7- G7 Bm7(b5)- C7M
É claro que, para se conseguir um bom resultado deve-se respeitar os tempos dos acordes. Toque as progressões e perceba a diferença ao se acrescentar acordes da mesma área. Faça isso com todas as músicas que você toca, explore!