Intervalos

Teoria Musical
Intervalos
Lígia Gonçalves
em 14 de Fevereiro de 2015

Hoje conheceremos um pouco sobre os intervalos.

O intervalo é a diferença de altura entre dois sons. O intervalo pode ser melódico, ou seja, formado por notas sucessivas (uma após a outra), e harmônico, formado por notas simultâneas (soando ao mesmo tempo).

No caso de intervalos melódicos, também encontramos a diferença de intervalos ascendentes (quando a primeira nota dos dois sons é a mais grave) ou descendentes (quando a primeira nota dos dois sons é a mais aguda).

O intervalo também pode ser conjunto (formado por notas consecutivas, uma nota e sua vizinha) ou disjunto (formado por notas não consecutivas, com distância de uma nota ou mais entre elas).

 

Intervalo conjunto:

Intervalo disjunto:

Como você pode perceber, as notas pequenas pretas representam as notas que separam esse intervalo, o que o torna disjunto.

Além disso, pode ser simples (quando a distância entre as duas notas não ultrapassa uma oitava) ou composto (quando a distância entre as duas notas ultrapassa uma oitava).

 

Intervalo melódico simples:

Intervalos harmônicos compostos:

 

Então, temos 4 análises a serem feitas do intervalo: se ele é melódico ou harmônico (notas sucessivas ou consecutivas); ascendentes ou descendentes (determinado pela altura da primeira nota, se estiver subindo é ascendente, se estiver descendo é descendente), lembrando que só serve esta análise para intervalos melódicos; se é conjunto ou disjunto (formado por notas consecutivas ou não consecutivas); e se ele é simples ou composto (formado por notas dentro de uma oitava ou além de uma oitava).

Exemplos:

O intervalo abaixo é melódico, ascendente, disjunto e simples.

O intervalo abaixo é harmônico, disjunto e simples.

Agora, pegue o seu caderno pautado e crie intervalos para analisar! Após ficar bem firme, você pode experimentar em músicas. Comece com as mais simples.

Exercício:

Analise os intervalos circulados da música abaixo, desconsiderando notas repetidas e os acidentes.

Para conferir as respostas, clique no link abaixo:

Respostas

Mongaguá / SP
Graduação: Licenciatura em Música (UNISANTANA)
Sou professora de música, espanhol e cultura hispânica. Metodologia de aprendizado acelerado em idioma, focado no que é importante aprender, tornando o aprendizado muito mais rápido e eficiente, para quem quer realmente falar. As aulas de música são também muito práticas e focadas no estilo musical do aluno, trabalhando muito a percepção, a concentração e o desenvolvimento da autonomia do aluno, para que ele mesmo possa tirar suas músicas numa etapa mais avançada.
Violão Popular, Piano Popular, Espanhol Iniciante, Teclado Básico, Teclado Intermediário, Teclado Avançado, Violino Iniciante
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil