Uma viagem ao exterior é suficiente para se aprender uma lín
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

Uma viagem ao exterior é suficiente para se aprender uma lín

Letras

Muitas pessoas acham que só precisam sair do Brasil e passar alguns meses no exterior para regressar falando o idioma fluentemente.

Na realidade, isso é apenas um mito, e não um fato. É muito comum conhecermos pessoas que moraram por vários anos nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha ou em qualquer outro país onde o inglês ou o espanhol é a língua oficial e, no entanto, não conseguem falar o idioma de forma correta e fluente.

Por que isso acontece?

Isso acontece porque ficando expostas ao idioma 24 horas por dia, essas pessoas memorizam algumas palavras e estruturas que são comumente usadas e que são suficientes para que elas possam se comunicar, mas não significa que elas dominem a língua. Essas pessoas costumam apresentar muitas dificuldades, pois acabam aprendendo a língua “de ouvido” e, com isso, internalizam os erros e vícios de linguagem que os nativos cometem. Devido à falta da orientação formal de um professor, essas pessoas possuem um vocabulário restrito e ignoram totalmente as regras gramaticais, falando assim o idioma de forma precária.

Muitas pessoas viajam para o exterior não só para aprender a língua, mas também para trabalhar e juntar dinheiro. Em muitos países da Europa, o salário é pago por hora, o que leva as pessoas a trabalharem longas horas, sobrando assim pouco tempo para o aprendizado da língua.

Outro fator importante é a timidez. Como a única forma de se aprender um idioma é colocando-o em prática, se a pessoa não o fizer, por vergonha ou medo de errar, ela jamais vai conseguir falar a língua. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem e quando alguém nos corrige, essa pessoa está nos dando um feedback valioso para o aprimoramento do nosso conhecimento.

Um ponto relevante é a cidade escolhida para se morar. Muitas vezes as pessoas vão para cidades onde vivem muitos de seus compatriotas, o que faz com que elas fiquem muito unidas pelo uso de sua língua materna e deixem de fazer amizades com os falantes nativos, limitando muito o uso da língua estrangeira e o aprendizado de hábitos e cultura locais.

Então, quais são as vantagens de se fazer uma viagem ao exterior?

Uma viagem ao exterior é uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar praticar o idioma que já foi estudado por algum tempo, além de se aprender sobre a cultura e os costumes de um determinado povo e de se conhecer lugares e pessoas novas.

É uma forma de o estudante pôr em prática o idioma aprendido de forma tradicional, em seu país de origem, com o auxílio de um professor e dos recursos necessários (livros, CDs, DVDs, etc.), além de vivenciar a língua em situações da vida real.

Embora uma viagem ao exterior sirva como um excelente complemento a esse aprendizado, podemos concluir que só a viagem jamais poderá substituir o aprendizado formal, pois ele é fundamental para se aprender a falar um idioma correta e fluentemente.

 

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil