Como não me esquecer do que aprendo em inglês?
Lívia B.
em 08 de Outubro de 2019

Um dos transtornos mais comuns enfrentados por estudantes de idiomas é esquecer o conteúdo que aprendeu. Em muitos casos, essa é a principal dificuldade para alcançar a fluência na segunda língua. Por isso, é necessário ter conhecimento sobre técnicas de memorização para aprimorar os estudos e chegar aos resultados desejados. Você passa por isso e quer saber como resolver esse dilema? Vamos lá que eu te conto! 

Por que as técnicas de memorização são necessárias?

Geralmente, 50% do que aprendemos durante um dia de estudo é esquecido sem a realização de revisões. Além disso, técnicas inadequadas de memorização também podem ser prejudiciais. Sendo assim, é essencial definir bem os objetivos e ter um bom direcionamento no momento dos estudos.

Veja abaixo quais são as melhores medidas para não esquecer o conteúdo aprendido com o tempo.

Escreva textos na língua desejada

A escrita é uma das melhores maneiras de relembrar a gramática em inglês. Além disso, palavras e expressões aprendidas são colocadas em prática, ajudando o cérebro a revisar as informações. Caso você desenvolva essa tarefa com um professor, ela também será útil para que você identifique quais são os erros que merecem atenção.

Uma dica para ser bem-sucedido nessa ação, é manter a regularidade. Seguindo uma frequência será mais fácil melhorar o desempenho no estudo da segunda língua. Também é importante sempre rever os textos escritos e fazer as alterações necessárias. O processo de correção será importante para que você reveja estruturas equivocadas e melhore com o tempo.

Faça revisões após as aulas

Como apontamos anteriormente, a revisão é fundamental para garantir a memorização de um conteúdo. Dessa forma, serão maiores as chances de as lembranças acerca das informações não serem excluídas.

O ideal é que esse processo de revisão seja feito logo após as aulas. Caso não seja possível, procure manter uma regularidade semanal. Realize essa tarefa mesmo que você considere o conteúdo simples. Para trazer mais dinamismo para as revisões, procure por exercícios diversos. Desafie-se dentro do mesmo tema, com textos, áudios e diálogos.

Contextualize

A contextualização é uma ótima técnica. Afinal, integrar um novo conhecimento às informações que você já tem fortalece a memória. Para realizar esse procedimento, faça conexões; ao aprender uma nova palavra, procure inseri-la em diversos contextos. Além de ter mais facilidade para decorar termos, você melhora a aplicação de palavras durante conversações.

Ensine a um amigo

Sempre que possível, reúna-se com amigos para estudar. Além de aprender novos conceitos, você terá a oportunidade de ensiná-los sobre conteúdos que você já conhece. Esse aspecto ajuda a melhorar a memória e até mesmo compreender melhor as informações. Lembre-se que todos que ensinam bem, dominam muito o assunto.

Utilize a cultura ao seu favor

Durante o processo de memorização, não deixe de usar músicas, filmes e livros como ferramentas. Dessa forma, você terá mais facilidade para manter uma regularidade nos estudos. Além de divertir-se com esses elementos, faça análises detalhadas. Ao ler a letra de uma música na segunda língua, veja as conexões das palavras e pronúncia. Realize o mesmo procedimento com filmes, para melhorar a produtividade dos estudos.

Faça adaptações nesse método de estudo conforme os seus objetivos. Para ser mais certeiro nessa tarefa, conte com o auxílio de professores qualificados. Assim, as chances de cometer equívocos serão menores e você terá mais facilidade para memorizar os conteúdos.

 

Espero ter ajudado! Coloque essas técnicas em prática e nos conte como está sendo seu desempenho no idioma!

 

Keep working! =)

Lívia está online
São Gonçalo / RJ
Graduação: Letras: português / inglês (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ )
Inglês Básico Conversação em Inglês Inglês para Pré-Vestibular Correção de textos em Inglês ESL English (Inglês como segunda língua) Reforço Escolar de Inglês Inglês para Fluência
Inglês rápido, objetivo, sem complicações e totalmente personalizado! Posso te ajudar! Fale comigo!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Lívia B. Whatsapp do professor Lívia B. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 8 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Wagner F.
em 08 de Outubro de 2019

Profissional, dedicada e muito competente!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Wellington M.
em 08 de Outubro de 2019

Muito bem contextualizado, mostrando total conhecimento de causa.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil