Dicas para melhorar o seu listening assistindo séries
Por: Priscila V.
17 de Março de 2022

Dicas para melhorar o seu listening assistindo séries

Algumas dicas e recomendações

Inglês Geral Todos os níveis Avançado Básico Intermediário Adolescentes Ensino Médio Ensino Fundamental Gramática Conversação Vestibular Profissional

Dicas de como aprimorar seu listening assistindo séries

 

Todo mundo queria poder aprender inglês apenas assistindo séries, não é? Mas aprender inglês usando a Netflix, Prime Video, Disney+ e outros serviços de streaming não precisa ser apenas um sonho! Claro que não será instantâneo, e você precisará estudar além das séries para aprender as estruturas e falar inglês de verdade. 

Pois estudantes de todos os níveis podem se beneficiar quando assistem filmes e séries para aprender inglês. Portanto, não há um gênero específico indicado para todos os alunos como romance, comédia, sitcoms ou séries de época. As indicações devem ser feitas de acordo com o nível. Uma série de fantasia medieval, por exemplo, como The Witcher normalmente não será recomendada para iniciantes. Pois há sotaques e vocabulários diferentes dos que encontramos atualmente.

Então, o melhor de aprender inglês na Netflix é que você não precisa ficar focado em apenas um tipo de propósito. Você pode focar na habilidade de escuta, ou apenas no vocabulário, se já tiver certa prática você pode estudar elementos da gramática das frases ditas, ou apenas na compreensão do significado do que está sendo dito.

Mas, antes de começar, aqui vão algumas dicas de como aprender inglês assistindo séries.


5 Dicas para otimizar seu treino de inglês com séries

  • Vá aos poucos

Ao utilizar séries e filmes para aprender inglês você não deve começar da forma mais difícil. Imagina chegar em uma academia pela primeira vez para fazer musculação e colocar 100kg para levantar no equipamento. Já podemos imaginar que isso não vai dar certo e que pode até gerar um trauma, né? Dadas as devidas proporções, o treino da habilidade de escuta no inglês também não deve começar pelo nível mais difícil. Assistir um episódio de mais de uma hora de uma série que se passa em um mundo de fantasia (ou qualquer outro com um vocabulário muito específico) totalmente em inglês sem pausas, repetições ou vocabulário o suficiente só vai te cansar e frustrar. 

  • Organize como será o seu estudo

Comece com uma série que você gosta muito, selecione um episódio que já assistiu e se lembra do que acontece. Escolha uma cena curta, de no máximo 5 minutos (assistir uma cena muito longa pode te render dor de cabeça e muita confusão). Mude o áudio e a legenda para inglês. Assista à cena pela primeira vez sem anotar nada, apenas para se ambientar ao som das palavras. Assista pela segunda vez, agora anotando as palavras ou frases que já conhece (não precisa escrever certo, você pode checar a ortografia depois). Na terceira vez anote algumas palavras que não conseguiu ouvir (a legenda vai te ajudar nisso) para poder procurar no dicionário depois e também palavras que você conseguiu ouvir, mas que ainda não sabe o significado.

  • Revise o que assistiu

Depois do treino revise suas anotações, crie diálogos novos na sua cabeça com as frases/palavras que entendeu, tente colocar a mesma frase na forma negativa, procure no dicionário as palavras que conseguiu ouvir, mas não conhecia. O importante é movimentar esse vocabulário para que a atividade não se resuma à assistir.

  • Vá além do que os personagens dizem

Os elementos visuais fazem parte da compreensão. Não adianta se culpar dizendo “só consegui entender porque estava vendo o que estava acontecendo”. No mundo real, quando você for falar com alguém em inglês você terá contato com muitos estímulos: visuais, contextuais… Tudo isso irá te ajudar a compreender uma frase e te dar recursos para criar uma resposta. Falar uma língua não é só gramática e vocabulário, mas articular esses conhecimentos com o que está acontecendo no momento e responder adequadamente.

  • Treine muito

Não se sinta mal se não compreender todas as palavras que forem ditas. Repita as cenas selecionadas quantas vezes precisar e vá aumentando o tempo conforme for se sentindo mais confortável. Se sentir que não está compreendendo quase nada do que é falado não importa as repetições, dê uma pausa, selecione um trecho menor da cena e foque em compreender uma palavra por vez.  Aprender inglês é um processo que requer treino e tempo.     


Todas as séries apresentam possibilidades de estudo para todos os níveis de inglês

Isso porque as histórias das séries apresentam situações complexas que podem ser expressadas de forma simples ou exigir o uso de estruturas mais sofisticadas. Tenha em mente qual o tipo de habilidade exigida do seu nível de conhecimento, para estabelecer metas mais realistas nos seus estudos. Portanto, quando for assistir uma série para aprender inglês, busque focar no vocabulário que faz sentido para o seu nível. Para te ajudar a compreender o que se espera do seu nível, veja as descrições abaixo:

O vocabulário de um iniciante gira ao redor de situações do cotidiano e informações pessoais ditas de forma simples. As séries que melhor abordam essas situações são as sitcoms (situation comedies), pois são voltadas a acontecimentos corriqueiros, do dia a dia, que poderiam facilmente acontecer em nossas vidas.

Já o grau intermediário consegue se comunicar com maior naturalidade com falantes nativos e além do vocabulário do dia a dia, consegue se expressar sobre seus interesses pessoais, além de ter uma compreensão mais ampla na língua.

No nível avançado as palavras vêm mais facilmente na hora de conversar, compreende a maioria do que ouve ou lê, consegue compreender informações que estão nas entrelinhas e consegue se expressar com fluência.

 

O importante é sempre manter o contato com a língua que você está aprendendo. Aprender não se resume a fazer aulas, é preciso algum nível de imersão na língua.

R$ 80 / h
Priscila V.
São Paulo / SP
Priscila V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Interpretação de Texto em Inglês Inglês para Todos os Níveis Inglês para Vestibular
Mestrado: Mestrado em Filologia (Universidade de São Paulo (USP))
Ofereço aulas de Inglês, Português para estrangeiros
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil