![10 séries da Netflix para praticar inglês](https://cdn.profes.com.br/images/categories/ingles.webp)
10 séries da Netflix para praticar inglês
![Foto de Priscila V.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/4/20804/6176c8b0-9404-47f6-b088-e575f1199aec/9b639b6ea5d3af80f557aa2f2cdc08da.webp)
em 17 de Março de 2022
A velocidade com que qualquer aluno será capaz de falar inglês irá depender da quantidade de horas de dedicação. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), que é o padrão de avaliação internacional de habilidades linguísticas e é utilizado como guia para descrever os objetivos a serem alcançados pelos estudantes de línguas, indica que alguém com nível iniciante (A1) terá estudado entre 80 e 100 horas para ser capaz de interagir de maneira simples com algum falante nativo que esteja disposto a falar devagar.
fonte: equals.org
O número de horas vai aumentando conforme aumenta a capacidade de interação e compreensão de cada aluno. Um aluno com proficiência eficaz (C1) irá precisar de 750 a 800 horas de estudo para poder fazer uso efetivo do idioma socialmente e para fins acadêmicos e profissionais.
A distribuição das horas de estudo irá depender da disponibilidade do aluno e não necessariamente dependerá apenas de horas de estudo guiadas por um professor (Guided Learning Hours - GLH). Graças à internet e às novas metodologias de ensino o aluno pode ter cada vez mais autonomia no aprendizado de línguas.
O papel do professor pode variar de acordo com a motivação e disciplina de cada aluno: para aqueles que por mais que gostem do assunto não conseguem estudar sozinhos o professor e a aula terão papel fundamental no aprendizado, por outro lado há também alunos que têm facilidade para estudar e praticar sozinhos e dependem menos do professor, que nesse caso será mais um guia que o ajudará a superar alguns obstáculos.
Para que as aulas atendam às necessidades de cada um, começamos com teste de nível de compreensão e oralidade. Assim as expectativas e as perspectivas reais podem se alinhar, afinal nada pior do que esperar fluência em 6 meses e ao chegar no quarto mês perceber que as coisas não são bem assim.
A resposta para quanto tempo leva para aprender inglês (ou qualquer outra língua) é: depende. Mas isso não significa que não possamos fazer um planejamento e mostrar perspectivas reais de tempo e dedicação investidos.
Vantagens de fazer aulas particulares:
Individual
Foco da aula voltado totalmente para o aluno, não para o material
Maior tempo para a prática das habilidades
Desenvolvimento conforme o seu ritmo
Adequação aos seus horários e localização
Método voltado para as suas necessidades
Grupos (de no máximo 4 pessoas)
Maior possibilidade de interação
Tempo de prática das habilidades mais satisfatório (se comparado com grupos maiores)
Maior dinamismo durante as aulas
flexibilidade no local e horário
adaptação ao nível de cada aluno, sem perder a dinâmica de grupo