Quanto tempo vou levar para aprender inglês?
Por: Priscila V.
15 de Setembro de 2017

Quanto tempo vou levar para aprender inglês?

Inglês Nativo Iniciante Grupos Falante nativo Prática Aprendizado Língua Grupo Nível Iniciante Oralidade Aprender Inglês

A velocidade com que qualquer aluno será capaz de falar inglês irá depender da quantidade de horas de dedicação. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), que é o padrão de avaliação internacional de habilidades linguísticas e é utilizado como guia para descrever os objetivos a serem alcançados pelos estudantes de línguas, indica que alguém com nível iniciante (A1) terá estudado entre 80 e 100 horas para ser capaz de interagir de maneira simples com algum falante nativo que esteja disposto a falar devagar.

 

cefr_2-390x247.png

fonte: equals.org

 

O número de horas vai aumentando conforme aumenta a capacidade de interação e compreensão de cada aluno. Um aluno com proficiência eficaz (C1) irá precisar de 750 a 800 horas de estudo para poder fazer uso efetivo do idioma socialmente e para fins acadêmicos e profissionais.

A distribuição das horas de estudo irá depender da disponibilidade do aluno e não necessariamente dependerá apenas de horas de estudo guiadas por um professor (Guided Learning Hours - GLH). Graças à internet e às novas metodologias de ensino o aluno pode ter cada vez mais autonomia no aprendizado de línguas.

O papel do professor pode variar de acordo com a motivação e disciplina de cada aluno: para aqueles que por mais que gostem do assunto não conseguem estudar sozinhos o professor e a aula terão papel fundamental no aprendizado, por outro lado há também alunos que têm facilidade para estudar e praticar sozinhos e dependem menos do professor, que nesse caso será mais um guia que o ajudará a superar alguns obstáculos.   

Para que as aulas atendam às necessidades de cada um, começamos com teste de nível de compreensão e oralidade. Assim as expectativas e as perspectivas reais podem se alinhar, afinal nada pior do que esperar fluência em 6 meses e ao chegar no quarto mês perceber que as coisas não são bem assim.

A resposta para quanto tempo leva para aprender inglês (ou qualquer outra língua) é: depende. Mas isso não significa que não possamos fazer um planejamento e mostrar perspectivas reais de tempo e dedicação investidos.   


Vantagens de fazer aulas particulares:
Individual

  • Foco da aula voltado totalmente para o aluno, não para o material

  • Maior tempo para a prática das habilidades

  • Desenvolvimento conforme o seu ritmo

  • Adequação aos seus horários e localização

  • Método voltado para as suas necessidades


Grupos (de no máximo 4 pessoas)

  • Maior possibilidade de interação

  • Tempo de prática das habilidades mais satisfatório (se comparado com grupos maiores)

  • Maior dinamismo durante as aulas

  • flexibilidade no local e horário

  • adaptação ao nível de cada aluno, sem perder a dinâmica de grupo

 

R$ 80 / h
Priscila V.
São Paulo / SP
Priscila V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Adolescentes Inglês Intermediário Inglês Avançado
Mestrado: Mestrado em Filologia (Universidade de São Paulo (USP))
Ofereço aulas de Inglês, Português para estrangeiros
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil