- Custos fixos: são aqueles que se mantêm independentemente do número de produtos ou serviços vendidos, permanecendo os mesmos, como os salários de funcionários, aluguel de máquinas e equipamentos, e outros gastos da fabricação de produtos e prestação de serviços que se mantenham fixos mesmo que as quantidades vendidas oscilem.
- Custos variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade de serviços ou produtos vendidos. Em outras palavras, se as vendas aumentam, os custos também. Por exemplo, as matérias primas, embalagens, mão-de-obra temporária, e outros custos.
Como calcular os custos fixos e variáveis
Antes de começar a fazer o cálculo dos custos é essencial que você liste todos os gastos do seu negócio, descrevendo-os em uma tabela de forma detalhada. Assim, você pode identificar se eles são frequentes ou se mudam de acordo com o período em que são consumidos.
A partir disso, basta começar os cálculos. Nos custos fixos você precisa somar todos esses custos, somar todos os itens produzidos, dividir o custo fixo pela quantidade de itens produzidos e multiplicar o resultado por 100. Com isso, na prática o seu negócio que tem custos fixos de R$ 1 mil por mês e fatura R$ 5 mil deve fazer os cálculos da seguinte maneira:
- Custo fixo: 1.000 / 5.000
- Custo fixo: 0,20 * 100
- Custo fixo: 20%.