Auguste Comte
Por: Lucas C.
18 de Junho de 2020

Auguste Comte

O fundador da Sociologia e do Positivismo.

Sociologia Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Fundamental II Curso Superior Ensino superior

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como Auguste Comte, ou como pai da Sociologia, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montepllier, na França. Filho de uma família tradicional, monarquista e católica, Auguste ingressou com 16 anos na Escola Politécnica de Paris, mas teve que retornar após seu fechamento. Neste retorno a cidade natal Auguste estudou Medicina. Auguste ainda veio a voltar a estudar na Escola Politécnica de Paris, mas foi expulso dois anos após este regresso, por conta de ter liderado protestos contra um professor. Com isso se inicia uma nova fase na vida de Auguste, em que ele começa a escrever para jornais e a dar aulas particulares, e posteriormente se tornando secretário do Conde Saint-Simon, um filósofo francês progressista e autoproclamado socialista (anterior a Marx, portanto considerado hoje um socialista utópico), que veio a influenciar fortemente Auguste e o introduziu no círculo intelectual francês.

Auguste Comte foi o primeiro a empregar o termo “Sociologia” e foi também fundador da teoria Positivista. O, até então filósofo, iniciou seus trabalhos sobre a teoria Positivista sob a influência de Saint-Simon, que lhe transmitiu suas ideias básicas, como o caráter físico dos fenômenos sociais1 e a finalidade do conhecimento científico e filosófico de aperfeiçoar moral e politicamente o Homem. Tempo depois Comte veio a romper com Saint-Simon por conta de divergências doutrinárias. Poucos anos depois, quando ministrava o “Curso de Filosofia Positiva”, em sua casa, Auguste Comte teve sua vida intelectual interrompida por um Transtorno de Depressão, que lhe fez se internado por certo tempo em um hospital psiquiátrico. Voltando a sua vida acadêmica Comte retorna a Escola Politécnica de Paris, dessa vez para lecionar, onde fica por mais de uma década e não obtendo cátedra (cadeira professoral) se retirou.

Comte, com sua teoria Positivista, afirmava que assim como os fenômenos físicos são submetidos a leis invariáveis o mesmo acontecia com os fenômenos sociais, e que era função da Sociologia, ou física social, como foi por um tempo denominada por ele, identificar as leis que regiam a sociedade, e reordená-la, para que assim alcançasse a ordem e, portanto, progredisse. Comte, tinha uma visão evolucionista da sociedade e acreditava que o ápice do progresso era o do padrão apresentado pela “Europa civilizada”.

Comte trabalhou até o fim de sua vida com a teoria Positivista, tendo produzido diversas obras dentre as quais algumas se destacaram com teorias que marcaram sua trajetória. Na obra “Curso de filosofia positiva, Comte formulou a teoria dos três estágios. Segundo esta teoria o conhecimento humano passaria por três estágios até alcançar seu pleno desenvolvimento: teológico; metafísico; e positivo. No primeiro estágio as explicações para os fenômenos seriam advindas da fé e das crenças no divino; no segundo estágio a fé daria espaço as causas naturais; e no terceiro e último estágio a ciência seria a forma de explicação dos fenômenos e da sociedade e também uma ferramenta de reforma da mesma.

Na obra “Catecismo positivista”, Comte, já no fim de sua carreira, destrincha sua proposta de criação da Religião da Humanidade, a qual teria no lugar da fé e dos dogmas os fundamentos da científicos.

Auguste Comte é até hoje lembrado, talvez não tanto por conta da força de suas teorias, mas por seu caráter de fundador da Sociologia e de sua imensa contribuição para o estabelecimento desta enquanto ciência.

R$ 60 / h
Lucas C.
Bagé / RS
Lucas C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Sociologia no Ensino Médio
Graduação: Direito (Universidade da Região da Campanha)
Bacharel em direito, advogado, ex-assessor parlamentar, fundador e diretor administrativo de uma organização social sem fins lucrativos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil