Como estudar Estrutura Atômica?
Lucas F.
em 03 de Fevereiro de 2015

 O tópico estrutura atômica, apesar de sua complexidade, aparece logo no primeiro contato com a química. Para se ter um entendimento adequado é preciso saber diferenciar ao longo do estudo como as diferentes teorias foram se adequando as novas descobertas. Por exemplo: O modelo de Dalton (1808) aparece em uma tentativa de se explicar leis ponderais como a Lei da Conservalção das Massas (Lavoisier) e a Lei das proporções definidas (Proust), porém não explicava fênomenos associados à natureza elétrica da matéria (eletrizações, correntes elétricas, etc.) o que só foi explicado com o modelo de Thompsom (1904). Os experimentos de Rutherford (1911) na sequência mostram o átomo de uma forma diferente, ao enxergar que o átomo é composto basicamente de espaço vazio, com um núcleo que contém basicamente toda a massa do átomo e elétrons que giram em órbitas circulares. O modelo de Rutherford, no entanto não era capaz de explicar a estabilidade de um átomo feito de elétrons que giram ao redor de um núcleo, explicação esta que só veio com o modelo de Niels Bohr (1913) ou modelo de Rutherford-Bohr, o qual se baseava na análise do espectro de linhas de elementos químicos, levando assim aos famosos postulados de Bohr sobre a quantização da energia. 

 Obviamente os modelos evoluíram ainda mais, culminando na formulação apresentada pela mecânica quântica moderna. O aluno, em um primeiro momento, deve ser capaz de entender como esses modelos se conectam logicamente e é claro entender também que cada um deles, apesar de incompletos em sua descrição, tinham (e ainda tem) a sua importância pois eram capaz de descrever com precisão um "pedaço" dos fenômenos observados. 

 A melhor forma de se estudar estrutura atômica então é através da leitura crítica e da elaboração de resumos, uma vez que a maioria das questões neste tópico são teóricas, já que a matemática por trás deste tópico é bastante complicada para o nível médio e mesmo para os cursos introdutórios de química em níveis superiores*. Recomendo fortemente também o vídeo da minissérie ATOM da BBC, no qual boa parte desses modelos são apresentados juntamente com o contexto histórico e político da época. 

 

* Os alunos de turmas mais avançadas, como pré-vestibulares para ITA ou IME podem se deparar com um pouco mais de matemática, principalmente nos modelos de Bohr.

38 avaliações
Parnamirim / RN
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Caro aluno, estou à disposição para te ajudar no aprendizado de inglês, de uma maneira simples e objetiva, com aulas 100% personalizadas e que vão ao encontro da sua necessidade. Os estudos vão desde o reforço gramatical para iniciantes até a preparação para o ENEM, Escolas Militares, provas de Prof ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Roberto M. Whatsapp do professor Roberto M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil