Mudanças de estado físico
Por: Lucas F.
20 de Junho de 2017

Mudanças de estado físico

Química EM

Mudanças de estado físicoO 'bizu do dia' de hoje envolve a teoria por trás da mudança de estados físicos, um tópico que normalmente é apresentado de maneira simples mas que é cheio de detalhes físico-químicos interessantíssimos que abordaremos por aqui nos próximos 'bizus'.
Esteja atento ao processo de vaporização (passagem do estado líquido para o estado de vapor) que pode acontecer de três formas distintas: 
==> Evaporação: ocorre quando a pressão de vapor da substância é menor que a pressão atmosférica, por esse motivo é um processo lento. (Exemplo: Para uma roupa secar no varal, a água nela contida, não precisa chega até a sua temperatura de ebulição)
==> Ebulição: ocorre quando a pressão de vapor da substância é igual a pressão atmosférica. Durante este processo o líquido fica em equilíbrio com o seu vapor sem que sua temperatura se altere. (Exemplo: Água fervendo)
==> Calefação: ocorre quando a pressão de vapor da substância é maior que a pressão atmosférica, envolvendo portanto a passagem quase que instantânea para a fase de vapor. (Exemplo: Água na temperatura ambiente jogada em uma chapa muito quente). 
Além de explicar as transformações de estado, o bizu de hoje apresenta, qualitativamente, o diagrama de fases que mostra a relação com a estabilidade de uma determinada fase com a pressão e a temperatura, o que significa que a ebulição não necessariamente ocorrerá sempre na mesma temperatura. No momento certo, também vamos abordar com mais detalhes o diagrama de fases das substâncias.
Então é isso pessoal. Não se esqueçam de curtir a página e se vc quer ajudar o nosso trabalho, convide seus amigos para curtirem também, compartilhe o nosso conteúdo. 
Um grande abraço a todos
#bizudaquímica

R$ 75 / h
Lucas F.
Rio de Janeiro / RJ
Lucas F.
4,0 (6 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Química Geral Química para Ensino Fundamental Química Inorgânica
Doutorado: Química (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Ofereço aulas de Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil