A aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp
Por: Lucas S.
10 de Agosto de 2020

A aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp

Como eram os estudos do corpo humano nos séculos passados? A Anatomia sempre foi uma temática muito explorada dentro das ciências biológicas!

Biologia Vestibular Ensino Fundamental Geral Curso superior Fisiologia Ensino Médio ENEM Aulas particulares Ciências 1º Ano 7º Ano 9º Ano 6º Ano Ensino Superior 3º Ano 2º Ano Online Cursinho Apoio Dúvida Fisiologia Humana Fisiologia (Ensino Médio) Fisiologia (Ensino Fundamental) Anatomia Ensino Fundamental II Ciências para Ensino Fundamental Biologia Ciências (Ensino Fundamental) Ciências para ensino fundamental I e II Ciências Biológicas Anatomia humana Biologia para Ensino Fundamental Ciências Naturais Graduação Concursos Superior

“A aula de anatomia do dr. Nicolaes Tulp”

A Arte:
A Anatomia sempre despertou curiosidade e suas técnicas de estudo e de dissecação datam de muitos séculos atrás.
Na pintura Renascentista em questão, podemos observar um grupo de homens diante de uma dissecação. O quadro foi encomendado pela Associação de Cirurgiões de Amsterdã em uma época na qual a burguesia liberal mostrava seu poder através da encomenda de obras nas quais muitas vezes eram retratados. Além disso, destaca-se a técnica do chiaroscuro e o uso de luz e sombra que agregam uma perspectiva e noção de realidade

A Anatomia:
Junto com a renascimento das artes a anatomia também expandiu seus conhecimentos. Nessa época surgiram importantes livros sobre o tema com desenhos realistas feitos por grandes artistas, portanto a arte e a ciência dialogam nesse ponto.
Assim, a curiosidade pelo corpo humano ganhou destaque e as aulas de anatomia passaram a serem feitas em teatros (Teatros Anatômicos) para permitir a participação de várias pessoas, estudantes e até mesmo curiosos. Muitas vezes eram apenas de observação, os alunos acompanhavam a dissecação de longe, pois os procedimentos eram feitos por auxiliares e conduzida pelo professor. É importante ressaltar que os corpos usados eram de criminosos e devido às técnicas de conservação serem escassas o processo deveria ser rápido a fim de evitar a decomposição, dessa forma na obra vemos uma situação que dificilmente ocorria: a dissecação não iniciava pelos membros e sim pelo ventre, uma vez que deteriorava mais rápido!

 

A Lição de Anatomia de Dr Tulp, 1632, óleo sobre tela, 169,5 x 216,5 cm, Rembrandt, Mauritshuis, Haia, Holanda.

R$ 40 / h
Lucas S.
Maringá / PR
Lucas S.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Genética Citologia Ecologia
Graduação: Medicina (Universidade Estadual de Maringá (UEM))
Estudante de Medicina com bom desempenho na específica de Química e Biologia. Obtenha ótimos resultados, entre em contato!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil