COMO ENRIQUECER O SEU VOCABULÁRIO

COMO ENRIQUECER O SEU VOCABULÁRIO

Português Exercícios Adultos Profissional
COMO ENRIQUECER O SEU VOCABULÁRIO
Maiquison S.
em 10 de Junho de 2019

COMO ENRIQUECER O SEU VOCABULÁRIO

O filósofo Voltaire já dizia que “aprender várias línguas é assunto de um ou dois anos. Ser eloquente na sua própria exige a metade da vida”. Portanto —, embora a eloquência na língua materna seja de extrema importância —, o objetivo do artigo em questão é ressaltar o fato de que, mais importante do que dominar o próprio idioma para ser bem sucedido em uma prova ou concurso, é possuir um vocabulário rico e diversificado, aumentando assim, suas chances de se sair bem numa conversa com amigos, entrevistas para empregos ou reuniões de negócios. Assim sendo, passemos então ao primeiro item de nossa lista.

1. LEIA MUITO

Para muitas pessoas, quer sejam jovens ou adultos, a leitura não passa de um estraga prazeres enfadonho, que, além de provocar sono, ainda lhes rouba o pouco tempo disponível para passar com a família, amigos ou praticando algum tipo de lazer. No entanto, o que talvez muitos não saibam é que, o hábito de ler pode proporcionar inúmeros benefícios relacionados ao nosso dia a dia. Desse modo, além de transmitir cultura e expandir nossos horizontes, o hábito da leitura não só possibilita a melhoria do vocabulário, mas, proporciona também a melhoria da escrita, agilidade de raciocínio e o desenvolvimento nas mais diversas áreas do conhecimento.

Não se pode esquecer também que, para obter um vocabulário rico e diversificado, é necessária a prática constante de diferentes tipos de textos, e isso deve variar desde textos literários em prosa ou poesia, a textos informativos e prescritivos. Ademais, levando em consideração a importância relacionada aos diferentes tipos de textos, quanto mais vasto for o assunto lido, mais contato o leitor terá com novos vocábulos e palavras diversificadas, as quais lhe proporcionarão um vocabulário mais atraente e enriquecido.

2. SEJA CURIOSO E VALORIZE AS PALAVRAS

 No processo de enriquecimento do vocabulário é imprescindível a importância de dar atenção especial às palavras, ou seja, ouvi-las atentamente, observar a estrutura apresentada no desenvolvimento do texto, a maneira como são pronunciadas e o significado que transmitem. Isso não quer dizer que, a partir de agora, vamos sair por aí corrigindo todas as pessoas que se dirigem a nós com um vocabulário errado, ou armados com gramática e dicionário em mãos à caça de assassinos da língua portuguesa, mas, quando damos atenção especial às diferentes palavras, aos poucos, nos tornamos mais críticos quanto ao nosso próprio vocabulário, mais cuidadosos na hora de pronunciar qualquer palavra e nos conduzirá ao aprimoramento e zelo em relação ao nosso discurso.

No tocante à valorização das palavras, outro fator indispensável em relação ao vocabulário é o uso de uma ferramenta chamada dicionário. Por mais que caminhemos em direção à modernidade, infelizmente, muitos preconceitos ainda continuam persistindo em nos acompanhar, e —, o uso do dicionário é um deles. Quem nunca ouviu ou já proferiu a afirmação “pai dos burros”?! Bom, acontece que, em se tratando de enriquecimento do vocabulário e aprimoramento da língua, seja ela qual for, o dicionário é um parceiro de extrema importância.

Não existem regras matemáticas ou receitas de bolo para se adquirir um bom vocabulário. Portanto, em caso de dúvida não hesite em consultar o dicionário. Isso vale para palavras cujo significado seja conhecido ou palavras com as quais não esteja certo do seu sentido correto. O uso do dicionário o auxiliará no processo de inserir as palavras no contexto correto, seja na escrita ou na oralidade.

3. EVITE PRONÚNCIAS GENERALISTAS

Quanto mais o tempo passa, mais palavras são adicionadas a um determinado idioma. Em alguns casos, até mesmo dialetos são incorporados a determinadas línguas. Em Minas Gerais, por exemplo, já existe o mineirês, ou seja, uma forma de comunicação local que, segundo alguns, é utilizada para economizar tempo e respiração, bem como, a pronúncia que é feita de forma muito rápida. Veja alguns exemplos:

Blusdifrii – Blusa de frio.

Bololô – Confusão, desarrumação, bagunça, briga.

Bunidimais – Bonito demais.

Cadavó, cadopai, cadatii – Casa da avó, casa do pai, casa da tia.

Cadiquim, Cadim – Um pouquinho, um tantinho.

Caduzôto – Casa dos outros = Fulano não sai da caduzôto.

Cadiquê – Por causa do quê = Por que? Por qual motivo?

Outro fator interessante é que, Em nosso idioma existem várias palavras chamadas palavras – ônibus, que são usadas de forma genérica e vaga. Em razão disso, embora tais palavras pareçam acessíveis e fáceis, o fato é que, no processo de nomear vários objetos indiscriminadamente de uma só vez, tais pronúncias só contribuem para o empobrecimento da língua. Veja alguns exemplos e procure evita-los no processo de comunicação.

.coisa;

.coisar;

.troço;

.negócio;

.parada;

.treco;

.porcaria;

.lance;

.joça;

.cena;

.legal;

.tipo;

 

4. UTILIZE ALTERNATIVAS PARA PALAVRAS CORRIQUEIRAS

Como já observamos anteriormente, para a aquisição de um rico vocabulário, o primeiro passo é o hábito da leitura. Não quero ser repetitivo, mas, lembre-se: você jamais ampliará seus conhecimentos ou enriquecerá seu vocabulário sem a prática constante da leitura. Vimos também que é muito importante a valorização das palavras. Não menos importante é evitar o uso constante de palavras vagas e genéricas. Mas, em último lugar, para que você obtenha um vocabulário rico e diversificado, uma dica indispensável é o uso de palavras alternativas para colocações corriqueiras. Veja alguns exemplos e procure utiliza-los em seu cotidiano.

EM VEZ DE EMPREGAR

      VOCÊ PODE EMPREGAR

à medida que

ao passo que, à proporção que, conforme

às vezes

algumas vezes, de quando em quando, de vez em quando, por vezes, vez por outra

dar

conceder, conferir, dispensar, proporcionar

de repente

de súbito, de supetão, repentinamente

embora

ainda que, conquanto, não obstante, se bem que

grande

amplo, avultado, colossal

muitos

à beça, às pampas, uma miríade

normalmente

em geral, habitualmente, via de regra

para

a fim de, visando a, no intuito de

 Por fim, de nada adianta saber várias palavras ou formas de se comunicar, mas, ao mesmo tempo não praticar. Portanto, faça um esforço para introduzir novas palavras em seu vocabulário e, sempre que se deparar com alguma palavra desconhecida adicione a mesma em seu repertório. Pois, quanto mais você praticar, mais se comunicará com desenvoltura e facilidade.

1 avaliação
Manhumirim / MG
Mestrado: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Reforço Escolar em Português Exercícios de Português Português - Profissional Português para Adultos
Professor com livro publicado e especialista em redação e escrita criativa. Venham aprender de verdade e saiba como dominar a arte de escrever.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Maiquison S. Whatsapp do professor Maiquison S. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil