Não erre mais
Por: Maiquison S.
16 de Junho de 2019

Não erre mais

Vacine-se contra os erros corriqueiros

Português

Em reportagem publicada em 12 der setembro de 2007, a revista veja mostra como o bom uso da língua influi diretamente na carreira profissional. Portanto, profissionais que falam e escrevem certo, com lógica e clareza vocabular, têm mais chance de chegar ao topo do que profissionais tão qualificados como eles, mas, sem o mesmo domínio da palavra, afirma a revista.

Todos sabemos que precisamos evitar os erros de português. Falar é fácil. Mas e na prática? São muitas as armadilhas. E encarar uma gramática maçuda ou um livro didático complicado pode ser desanimador. Todavia, será que existe uma maneira prática de aprender a driblar esses erros?

A ideia do artigo em questão é agir como uma vacina. Veremos aqui alguns exemplos dos erros mais comuns em nossa língua extraídos da vida real. No entanto, com o auxílio das explicações lógicas e alguns pequenos exercícios você ficará vacinado contra os erros e estará mais apto para enfrentar uma prova, um concurso e a escrita de forma geral. Vamos aos exemplos.

Sociedade beneficiente

O português tem muitas armadilhas. Embora existam as palavras benefício, beneficiar, beneficiário e beneficiamento, não existe a palavra beneficiente. A forma correta é: sociedade beneficente.

Prazeiroso

Aquilo que dá prazer é prazeroso: ouvir música é prazeroso. Prazeiroso não existe. A forma correta é: prazeroso.

Frustado

Você se frustra com alguma coisa. Você sente frustração. Aquilo é frustrante, portanto, deixa você frustrado.

A forma correta é: frustrado.

Porisso

Se você consultar o Houaiss, verá que no século XV a palavra portanto era grafada separadamente: por tanto. Em algum momento da linha do tempo, as duas palavras se juntaram. O mesmo não aconteceu com por isso. As duas palavras continuaram separadas. Escrever porisso é tão errado quanto escrever poracaso ou porfavor. O correto é por isso (por esse motivo).

Célebro

Talvez porque exista a palavra célebre (famoso) algumas pessoas escrevem célebro em vez de cérebro. Existe até um blog na Internet chamado Celebro Eletronico (sic). Engraçado que cerebelo todo mundo acerta, ninguém escreve celebelo.

A forma correta é: cérebro humano.

Infelismente

Infelizmente, felizmente e felizardo derivam de feliz — escrevem-se com Z. Portanto, a forma correta é: infelizmente. Ex: Infelizmente não passei.

Carangueijo

Quando o mar briga com a praia, quem apanha é o caranguejo, diz um antigo ditado. Talvez, por analogia com queijo ou beijo, costuma-se escrever erradamente carangueijo em vez de caranguejo. Ademais, o caranguejo não é o único animal com terminação ejo. Existem também o badejo e o percevejo.

A forma correta é: caranguejo.

Asterístico

Asterisco (é assim que se escreve) vem do grego asterískos que significa “pequena estrela”, assim como chuvisco é uma pequena chuva e petisco é uma pequena iguaria. Não se diz chuvístico ou petístico, diz?

A forma correta é: asterisco.

Sombrancelha

Sobrancelha (é assim que se escreve!) deriva do latim supercilia, que significa “sobre os cílios”. Um sinônimo de sobrancelha é sobrecílio. A sobrancelha não tem nada a ver com sombra.

A forma correta é: sobrancelha.

Fulano, beltrano, ciclano

Ciclano é termo da química: “Hidrocarboneto saturado cíclico, como, p. ex., o cicloexano, o ciclopentano”, explica o Aurélio. A palavra certa para acompanhar fulano e beltrano é sicrano. Pode ver o no dicionário! “Fulano” vem do árabe fulán; “beltrano” vem do nome Beltrão; a origem de sicrano é controvertida — talvez a palavra fosse criada só para rimar com fulano e beltrano.

A forma correta é: fulano, beltrano e sicrano.

Ancioso

Você fica ansioso quando sente ânsia por alguma coisa. Se ninguém escreve ância, por que tantas pessoas escrevem ancioso? Um erro desses dá tanta ansiedade que é preciso tomar um ansiolítico!

A forma correta é: Estou ansioso.

Como já dissemos anteriormente são muitas as armadilhas da língua portuguesa. Porém, caso você faça exercícios mentais com os exemplos mostrados acima já é um bom começo para não errar mais e começar a escrever e falar de forma correta.

R$ 60 / h
Maiquison S.
Manhumirim / MG
Maiquison S.
4,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português - Escrita Criativa
Graduação: Bacharel em literatura e línguas clássicas (Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte)
Professor com livro publicado e especialista em redação e escrita criativa. Aprenda como estruturar uma boa redação e domine a arte da escrita.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil