TRÊS FRASES QUE PODEM DESMOTIVAR O SEU ALUNO
Por: Marcelo B.
19 de Dezembro de 2020

TRÊS FRASES QUE PODEM DESMOTIVAR O SEU ALUNO

Pedagogia

TRÊS FRASES QUE PODEM DESMOTIVAR O SEU ALUNO E PREJUDICAR A APRENDIZAGEM

                                                                                                                      Por Marcelo B.

Algumas palavras que parecem inócuas ou mesmo que parecem estimular o aluno, podem causar o efeito contrário e desencadear desmotivação, baixa autoestima, perda de autoconfiança e prejudicar ou impedir a aprendizagem. Nas matérias consideradas mais difíceis, tais como a matemática, essas frases podem ser ainda mais prejudiciais. Estudar não é fácil. Aprender não é fácil. Entretanto todos podem aprender, todos, desde que dadas as condições e os métodos adequados. Além disso, o processo de aprender está ligado ao sistema de recompensa cerebral, um sistema ligado ao prazer e à satisfação. Portanto o aprendizado deve gerar prazer e bem-estar. As três frases que os professores devem evitar dizê-las aos alunos são:

 

  1. VOCÊ JÁ DEVIA SABER ISSO!

Dizer algo como "Você já deve saber disso" para o aluno não só reafirma o pensamento de um aluno de que ele nunca será bom naquele assunto, mas também culpa o aluno por algo que pode não ser culpa dele. Lacunas na aprendizagem existem, claro, mas o professor precisa tratar isso com cuidado, empatia e responsabilidade, para não prejudicar ainda mais a autoconfiança do aluno. Lacunas na aprendizagem podem ocorrer muitas razões. Todos os professores têm a responsabilidade de apoiar seus alunos e ajudá-los a desenvolver a magia e o amor pela aprendizagem. Os professores de matemática assumem a responsabilidade ainda maior de ensinar os alunos a acreditar em si mesmos enquanto abordam o conteúdo. A maneira como falamos com nossos alunos tem um imenso impacto e pequenas mudanças no que dizemos podem fazer com que esse impacto seja positivo.

 

  1. MAS ISSO É TÃO FÁCIL!

O professor diz ao aluno sobre um conteúdo: “mas isso é tão fácil”, entretanto o aluno não consegue aprender e muitas vezes já está há anos lutando para conseguir aprender e não consegue. O aluno passa a internalizar uma visão negativa de si mesmo, sente-se incapaz, deixa de acreditar em si mesmo, que pode o levar a desistir (inclusive desistir da escola). Ao chamar um conteúdo de "fácil", o professor despreza a experiência, a luta e o sofrimento daqueles alunos que acham difícil e cria um ambiente excludente. O professor deve ser um parceiro e apoiador das lutas diárias dos seus alunos para aprender. Deve criar espaços que permitam aos alunos cometer erros sem medo, tentar muitas vezes, questionar tudo e aprender à maneira de cada um. Além disso, o próprio professor nunca teve dificuldades para aprender? Nunca sofreu com isso? Certamente sofreu. E ainda sofre. Tenha empatia por seus alunos, pelo amor de Deus!

 

  1. VOCÊ É TÃO INTELIGENTE!

O elogio positivo é importante, mas devem ser para comportamentos específicos e replicáveis e não para a inteligência. Quando um aluno que não consegue aprender uma matéria ouve outro aluno sendo elogiado por ser "tão inteligente", isso só reforça o conceito negativo que ele tem sobre a matéria e sobre si mesmo. Isso segrega os alunos em “inteligentes” e “não inteligentes”. Isso pode ser nefasto e destrutivo. Em vez de elogiar os alunos por sua inteligência, elogie-os por seu trabalho árduo, sua determinação, sua atenção aos detalhes, suas habilidades de comunicação, sua capacidade de trabalhar com os outros, seu uso da linguagem acadêmica e sua coragem em assumir riscos acadêmicos. Ao considerar como oferecer elogios em sala de aula, certifique-se de que o que você está elogiando é algo que qualquer aluno na sala se sente capaz de replicar.

 

           

FONTE: TEXTO BASEADO EM  https://www.edutopia.org/article/3-phrases-can-demotivate-students-math-class?utm_content=linkpos3&utm_source=edu-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=weekly-2020-12-16-A

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil