DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO
Por: Marcia S.
08 de Setembro de 2020

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

SABER LER PARA INTERPRETAR

Alfabetização ALFABETIZAR HOJE Leitura Ajudo crianças com deveres de casa Acompanhamento escolar Reforço Alfabetização Geral Crianças Ensino Fundamental Adultos Escrita Acompanhamento Jovens

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO 08/09/20

 

Alfabetizar segundo Paulo Freire, é identificar o aluno como sujeito da aprendizagem, portador de um conhecimento, de uma aprendizagem que ocorre a partir das experiências, do diálogo, da leitura do mundo, da concepção de alfabetização como construção de significados.

Alfabetizar, hoje é ir além, é oferecer oportunidades de conhecimentos, de domínio das tecnologias essenciais da leitura e escrita e da compreensão dos textos reais da vida humana.

Quando mais, nos deparamos com as áreas do conhecimento, dos códigos, da vida, precisamos nos alfabetizar. A vida humana é o nosso grande livro de aprendizado e de ensinamentos. Quais áreas devemos alfabetizar? Todas aquelas que envolvem o ser humano como aluno, como pessoa, como ser de potencialidades, necessidades e crescimento, filho, irmão, pai, avô.

Quem devemos alfabetizar? As crianças, os jovens e adultos que carecem do saber, da escrita, da fala, da leitura, especialmente a leitura do viver, do pensar, do ver a história que continua, do ver a pessoa como um ser de valores, potenciais, carente do aprender, do saber e do ser.

Que conteúdos devemos ensinar? Desde a letra até a vivência da história de cada um, num contexto humano, psicológico, social, religioso e dos valores que norteiam a presença do ser humano como um todo.

Nunca, deixemos de levar em consideração que o maior aprendiz da história, somos nós mesmos, quando fazemos história de caminhada com quem nos procura para ler.

“QUEM SABE LER, ENXERGA E INTERPRETA COM O CORAÇÃO”.

 

Prof.ª Márcia Souza

R$ 80 / h
Marcia S.
São Paulo / SP
Marcia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Ajudo crianças com deveres de casa Alfabetização com Acompanhamento escolar Alfabetização para Jovens
Especialização: PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PEDAGOGICA (UPF RS)
Pedagoga/pós em educação: alfabetização, aula, reforço, acompanhamento para todas as matérias do 2o. Ao 5o. Ano fundamental 1. Pode chamar on line.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil