A base é essencial
Por: Marcos T.
06 de Março de 2023

A base é essencial

Negligência dos conceito básicos

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio ENEM Reforço Escolar Resolução de problemas Álgebra Funções Concursos Geral

Com a experiência que adquiri ao longo dos anos dando aulas particulares, sejam elas presenciais ou on-line, percebi que havia uma característica em comum entre os alunos: falta de embasamento.

Observe que as matérias que os alunos mais tem dificuldade no ensino médio são análise combinatória, geometria analítica e questões mais complexas de geometria espacial. Todas elas tem um ponto em comum. Se você é um estudante experiente já percebeu que me refiro aos conceitos básicos da matemática tal como a soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, correlação grafica etc.

Como farei uma combinação se não domino uma simplificação de uma fração? Como irei equacionar uma hipérbole se não consigo me situar dentro de um plano cartesiano? Como irei memorizar as relações logarítmas se não tenho pleno domínio de potenciação e radiciação?

Essas perguntas conseguem esclarecer o porquê da matemática em nível médio ser o pesadelo dos alunos. A falta de domínio pleno da matemática em nível fundamental traz consigo essa dificuldade no entendimento da matemática no próximo nível.

Eu costumo dizer que não há atalhos para o aprendizado. Não adianta pular etapas imaginando que irá poupar tempo. A matéria apenas ficará sem sentido. Você tentará memorizar o algorítmo de resolução de algumas questões e tentar replicar nas outras, verá que não terá exito pois o entendimento na área de exatas vai muito além da tão conhecida "decoreba".

Apenas procure fortalecer o básico na matemática. Tenha domínio em uma multiplicação de frações. Em sua soma, subtração ou divisão. Saiba analisar equações exponenciais e entender as suas propriedades em equações maiores. Entenda a lógica que envolve uma questão e você estará no caminho correto para o aprendizado. 

Espero ter ajudado.

R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 858 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Fatoração Radiciação Análise Combinatória
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 7 de março de 2023

Ótimo artigo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 07 de Março de 2023

Obrigado amigo

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 6 de março de 2023

Bom!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 07 de Março de 2023

Valeu irmão

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil