O dilema dos concursos militares.
Por: Marcos T.
19 de Fevereiro de 2023

O dilema dos concursos militares.

Direcionamento para quem deseja prestar concursos militares nível médio.

Coaching Desenvolvimento Pessoal Motivação Coaching Pessoal Aprendendo a ter disciplina Planejamento pessoal Produtividade Carreira Ensinar a Estudar Como Estudar Sozinho Tutoria Organização Pessoal Estudos Coach de Carreira Crescimento Pessoal Técnicas De Estudo Coaching para Jovens Orientação De Estudos Personal Coaching Gestão de Tempo Coach para vestibular Uso Do Tempo Colégio Naval EPCAr EsPCEx EEAr EsSA EFOMM EN IME ITA

Torna-se nítido o crescimento exponencial da relação candidato/vaga dos concursos militares níveis fundamental/médio nos últimos anos. 

Concursos como Colégio Naval, EpCAr, EsPCEx, EsSA, EEAr, AFA, EN, EFOMM etc estão cada dia mais disputados e a nota de corte vem crescendo junto.

A questão é a seguinte: tenho tantos concursos. Como devo me preparar?

Com tantas opções, não se engane. A frase "atirar para todos os lados" não é válida para concursos públicos. A resposta para isso é simples, basta analisar que cada um deles tem sua especificidade.

Colégio Naval, por exemplo, exige que o candidato domina Matemática do Ensino Fundamental (em altíssimo nível), Gramática da Língua portuguesa, inglês, história, geografia, física, química, biologia e redação. Até aí tudo bem. Conciliar os estudos para o concurso do CN com o da EPCAr não é tanto problema, já que quem estuda para o primeiro acaba estudando, indiretamente, para o segundo, que exige dos candidatos Matemática do fundamental avançada (tal como o CN), Língua Portuguesa, Inglês e Redação. 

Agora veja o contrário. Um aluno que estuda apenas para a EPCAr não tem as mesmas chances de passar para o Colégio Naval, visto que as matérias que ele não estuda ( História, Geografia, Física, Química e Biologia) representam cerca de 24% da média final do candidato.

O mesmo vale para os estudantes de concursos como EEAr e EsSA. No primeiro temos Matemática, Física, Português, Inglês e Redação. Já no segundo temos Matemática, Português, Literatura, História, Geografia, Inglês e redação. Observe que, além terem cerca de 4 matérias diferentes quando comparamos uma com a outra, a forma de elaboração das questões também se diferencia.

Os concursos militares acima são bancas tradicionais, "facilitando" uma previsão do estilo que teremos na próxima prova caso o candidato tenha o hábito de resolver provas anteriores. Porém, cada banca tem seu modelo de aplicação diferente da outra. A matemática da prova da EsSA, por mais que tenham os mesmos assuntos do Edital da EEAr, tem uma cobrança um tanto quanto diferente.

Acredito que apenas com os tópicos abordados acima, os candidatos mais preparados já entenderam o que quis passar. Candidatos de alto nível, ou seja, aqueles que tem chances reais de estarem dentro do número de vagas, são aqueles que focam em apenas um concurso. Focam apenas na EEAR ou apenas na EsSA, ou apenas no Colégio Naval e na EPCAr, ou apenas na EsPCEx e na EsSA, e assim por diante. É muita imaturidade de um concurseiro militar pensar que terá chances reais de passar em um concuso de concorrência forte e nota de corte alta apenas se inscrevendo em todos os concursos possíveis e estudando de uma forma extremamente desorganizada e sem orientação específica.

Dito isso, meu conselho final é esse: foque em apenas concursos que tenham as mesmas matérias e tenham formas de cobranças semelhantes. Dessa forma você irá aumentar suas chances de aprovação, pois terá um estudo mais eficiente e direcionado.

É claro que existem outras estratégias. Mas isso cabe para os próximos artigos. Encontro você lá.

R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 858 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de fevereiro de 2023

Ótimos conselhos!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de Fevereiro de 2023

Obrigado, amigo! :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de fevereiro de 2023

Excelente!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de Fevereiro de 2023

Tamo junto!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil