Magnetismo no cotidiano
Por: Marcos C.
29 de Março de 2016

Magnetismo no cotidiano

Física Velocidade EM Magnetismo Ondas Corrente Elétrica Indução Ondas eletromagnéticas Elétrica Energia Ação Impulso Potencial eletrico

Primeiramente, vamos a algumas definições: 

Existem fontes de Campo Magnético ( B vetorial ). O mais comum de vermos é o imã, que é dividido em pólos norte e sul magnéticos. Além do imã, a presença de corrente elétrica em um fio também cria B. Assim, existem as bobinas chatas e os solenóides. 

Bobinas e solenóides são basicamente fios enrolados como uma mangueira. Isso pode ser visto em extesões que contém um rolo interno. Por isso, para usar deve-se desenrolar o fio inteiro. Caso contrário, você pode causar até um incêndio. 

Pensando no cotidiano, a aplicação mais famosa do Magnetismo é o trem bala, que funciona por indução magnética. Sabe-se que é criada uma força eletromotriz quando há variação do fluxo magnético. Assim, o que seriam as rodas na verdade são imãs que mudam constantemente a polaridade, fazendo-o literalmente flutuar. Flutuando, não há atrito e, assim, atinge-se velocidades altíssimas. 

O que poucos sabem é que o pensamento e a nossa própria cabeça é fonte de campo magnético. É estudado que os pensamentos criam impulsos elétricos no cérebro que propagam ondas eletromagnéticas pelo espaço. Algumas pessoas inclusive sentem isso quando tocam a cabeça de outras. E isso é facilmente inteligível. 

Nossos neurônios podem ser imaginados como fios de cobre, fazendo uma analogia ao estudo tradicional. Assim, os impulsos elétricos que são criados no cérebro causados pelo pensamento criam campo magnético. Ou seja, o pensamento literalmente tem força magnética. 

Existe a fórmula q.v.B.senx para a força magnética. Quando um impulso nervoso passa pelo cérebro ( ou seja, uma carga elétrica que possui velocidade ) sofre a ação do campo magnético presente. 

Isso é muito notado quando uma pessoa faz uma expressão ruim ou boa, ou até quando a pessoa tem uma " energia positiva/negativa ". Nada mais é que a força magnética que nosso corpo sente e se comunica dessa forma. 

Sabemos que somos compostos por elétrons, temos potencial elétrico. Assim, é fácil entender que cientificamente o pensamento é literalmente detectado. A percepção de como uma pessoa está se sentindo está diretamente atrelada ao magnetismo. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 11 de novembro de 2018

meu deus, que absurdo. calcula ai a força magnética de um impulso nervoso, para que alguém o pudesse sentir, e depois ainda fala de energia boa/ ruim. isso só pode ser piada.
e a força magnética de um fio percorrido por corrente não é definida por qvbsenx, então a informação está toda errada. prepare-se antes de postar qualquer coisa, ainda se entitulando "professor".

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil