Como a redação do ENEM é avaliada?
Por: Maria M.
31 de Dezembro de 2020

Como a redação do ENEM é avaliada?

Para ir bem na prova de redação, é preciso entender o que o corretor procura nela

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A prova de redação, no ENEM, vale mil pontos. Para chegar nos mil pontos, você precisa atingir a nota máxima (duzentos pontos) em cada uma das cinco competências que são usadas como critério de correção. Vamos entender como chegar lá?

  • Competência 1 - Linguagem

Para chegar aos duzentos pontos nessa competência, é preciso demonstrar domínio sobre a modalidade escrita da língua. Por isso, é importante evitar desvios gramaticais (problemas de acentuação, pontuação, ortografia etc.). Vale lembrar que falhas sintáticas (problemas nas construções de orações e enunciados) são consideradas erros mais graves e, por isso, acarretam maior desconto de nota.

Importante: o ENEM não espera que você não cometa nenhum erro. Há textos nota mil que apresentam dois ou três probleminhas de linguagem, mas que, no todo, são claros e didáticos. Minha sugestão é que você identifique o tipo de desvio que costuma cometer com mais frequência para que, na hora de revisar o texto, consiga identificá-los mais rapidamente e corrigi-los. Aproveite também para revisar regras gramaticais relativas, por exemplo, à acentuação ou ao uso de crases e vírgulas. Isso pode ajudar a evitar desconto de nota nesta competência.

  • Competência 2 - Gênero e tema

Aqui, é preciso atentar-se a dois aspectos centrais da redação: o gênero e o tema. O seu texto deve ser uma dissertação argumentativa. Você já deve ter aprendido sobre esse gênero na escola e/ou no cursinho, mas podemos lembrar que é um texto com introdução, desenvolvimento conclusão e que, no caso do ENEM, pode ter até trinta linhas. Minha sugestão é dividir a redação em quatro parágrafos: um parágrafo introdutório que apresente o tema da discussão e o ponto de vista que será defendido sobre ele; dois parágrafos de desenvolvimento, que tragam argumentos em defesa do ponto de vista anteriormente apresentado, e um parágrafo de conclusão, que retome as ideias centrais do texto para finalizar a discussão e que apresente uma solução (proposta de intervenção) para os problemas discutidos. Lembre-se de que o texto deve, necessariamente, ser argumentativo, ou seja, defender um ponto de vista com base na lógica e em fatos. Isso significa que não se escreve um texto ENEM para defender uma opinião pessoal, subjetiva, e que não espaço para meros achismos. É preciso transformar o que você acha em algo que tenha um tom objetivo, que pareça verdade. Por isso, é importante apresentar uma linha de raciocínio clara que tenha base na realidade.

Além disso, para evitar fugas do tema, é importante ler com cuidado os textos de apoio para garantir que você entendeu bem a discussão que está sendo proposta pela banca. Também sugiro o uso das palavras-chave do tema (aquelas que delimitam o tema no enunciado da proposta, como "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" ou "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil") já na introdução para mostrar ao corretor que sua redação está dentro do que foi proposto. 

Mas a competência 2 não avalia apenas sua capacidade de atender ao tema e ao gênero propostos. Ela avalia também seu conhecimento de mundo. Para isso, é importante que, em algum momento do texto, você traga um repertório sociocultural, algo da sua própria bagagem - que não esteja, portanto, na coletânea ou em outros textos da prova. Um repertório válido é aquele que tenha fontes claras (título de livro, filme, série, música etc.; nome de autor, pensador, celebridade; veículos midiáticos como jornais, revistas ou programas de TV, entre outros), que tenha relação clara com o tema e que contribua para a discussão proposta sobre ele. No fundo, essa competência avalia sua capacidade de fazer relações entre aquilo que você já conhece e aquilo que a coletânea te apresentou. Por isso, não adianta colocar em sua redação um repertório que não esteja claramente relacionado ao tema e à discussão proposta.

  • Competência 3 - Qualidade da argumentação

O ENEM busca avaliar sua capacidade de argumentar em defesa do seu ponto de vista sobre o tema mas, também, de planejar e organizar um texto. Isso significa que um texto bem planejado, mesmo que tenha problemas de argumentação, já pode atingir uma boa nota nesta competência. Mas como organizar seu texto?

Para garantir que haja, na sua redação, boa unidade textual, é interessante que você construa uma tese no final da introdução, após apresentar o tema. A tese é a delimitação do seu ponto de vista, é um período ou conjunto de períodos que esclarece quais serão os principais argumentos a serem desenvolvidos nos parágrafos seguintes. Vejamos um exemplo de uma introdução escrita por Isabella Campolina sobre o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet":

Em meados do século XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial, foi desenvolvida a internet. A princípio, tal ferramenta tinha como objetivo facilitar a comunicação bélica e, por isso, era restrita a um determinado grupo de pessoas. Entretanto, após o término da guerra a internet foi difundida e alcançou novos públicos. Além disso, foram atribuídas novas funções à ferramenta que contribuíram para sua popularização. [repertório sociocultural/histórico] | Atualmente, a tecnologia virtual faz parte da vida da maior parte da população brasileira, seja para lazer, seja para trabalho. Contudo, embora a internet ofereça acesso a todo tipo de conteúdo, ela se vale de mecanismos de controle de dados que manipulam a disposição das informações. [ponte entre repertório e tema] | Dessa maneira, em razão do Capitalismo e do ensino tradicionalista, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet torna-se evidente e problemático. [tese]

Na introdução acima, após apresentar um cenário em que o uso da internet é cada vez maior e afirmar que, nesse ambiente virtual, ocorre certa manipulação, a autora anuncia o que ela enxerga como possíveis causas do problema: o Capitalismo e o ensino tradicionalista. Ainda não fica claro qual é a relação que ela vê entre esses dois aspectos e o tema - nem é para ficar. Essa relação é aquilo que deve ser desenvolvido nos dois parágrafos seguintes (desenvolvimento), mas ao dar um spoiler na introdução, ela já esclarece para o leitor o que ele pode esperar do texto e também define para si mesma o percurso argumentativo que será percorrido, o que facilita a organização do texto. Como ela tem duas ideias centrais, ela pode criar um parágrafo de desenvolvimento para explicar a relação entre o capitalismo e o tema e outro para explicar a relação entre o mesmo tema e o ensino tradicionalista. Depois, o importante é que a conclusão consiga retomar essas duas ideias centrais, resolvendo o problema do tema a partir da ação sobre suas duas causas.

Importante: a proposta de intervenção precisa retomar as ideias centrais do desenvolvimento. Se, por exemplo, você discutiu duas causas do problema ao longo do texto mas, na proposta, só resolveu uma, a nota na competência 3 ficará limitada a 120 pontos.

 

  • Competência 4 - Recursos coesivos

Há dois tipos de coesão: a coesão referencial e a coesão sequencial.

A coesão referencial diz respeito à sua capacidade de fazer referência a elementos que já tenham aparecido no texto sem repetir termos ou expressões. Por isso, é importante usar sinônimos, hipônimos, hiperônimos e pronomes como algumas estratégias para evitar repetições na sua redação. (Se precisar, dê uma pesquisada sobre "coesão referencial" no Google - você pode achar muito material interessante para te ajudar a escrever).

coesão sequencial, por sua vez, diz respeito ao uso de operadores argumentativos (os famosos conectivos). Os conectivos são marcas linguísticas que evidenciam as relações entre as ideias, isto é, eles tornam o texto mais didático por deixar claras relações importantes para a compreensão da linha de raciocínio. Podemos estabelecer relações de soma (também, além disso, ademais, outrossim...), de oposição (mas, contudo, todavia, no entanto, porém...), de comparação (da mesma forma, assim como, tal qual...), de conclusão (logo, portanto, assim, desse modo), entre outras. Para garantir a nota máxima nessa competência, é importante:

1. Usar vários conectivos ao longo do texto

Busque garantir que cada parágrafo tenha ao menos dois conectivos em seu interior. Além disso, ao menos dois parágrafos devem começar com um conectivo. Você pode começar o segundo parágrafo de desenvolvimento com um "Além disso", por exemplo, para fazer relação com o parágrafo anterior, e usar um "portanto" para indicar a finalização da discussão no parágrafo final.

2. Evitar repetição de conectivos

O ENEM quer ver se você tem um repertório variado de conectivos, por isso é interessante evitar a repetição desses termos no seu texto. Procure tabelas de conectivos na internet para aumentar seu repertório!

3. Garantir que os conectivos sejam usados adequadamente

Imagine estabelecer uma relação de oposição onde, na verdade, deveria haver uma relação de causa e consequência. Por exemplo:

"Ganhei na loteria mas estou feliz" em vez de "Ganhei na loteria e, por isso, estou feliz".

O primeiro exemplo não faz sentido, né? Mas pode acontecer de você cometer um erro do mesmo tipo caso use conectivos que não conheça muito bem. Por isso, é essencial estudar esses mecanismos linguísticos e entender o significado de cada um para não perder nota "por bobagem" na sua redação, ok?

  • Competência 5 - Proposta de intervenção

A proposta de intervenção normalmente aparece no parágrafo de conclusão do texto e é o momento em que você procura resolver os problemas que foram discutidos ao longo da redação. Para chegar aos duzentos pontos nessa competência, é preciso que haja, na conclusão, ao menos uma proposta completa, ou seja, com todos os cinco elementos solicitados pela banca. São eles:

- Ação (o que deve ser feito?)

- Agente (quem deve realizar a ação?)

-Modo de ação (como a ação pode ser colocada em prática? Como é possível concretizá-la?)

-Finalidade/ efeito (qual é o objetivo da ação? O que se pretende alcançar com ela?)

-Detalhamento (explicação ou exemplificação de qualquer um dos elementos anteriores)

Cada ação apresentada na conclusão conta como uma proposta diferente. Busque, então, garantir que haja agente, modo, finalidade e detalhamento para ao menos uma ação proposta no parágrafo final. Também é importante construir a proposta de modo que fique claro o que é cada elemento. Por exemplo:

"O [agente] deve [realizar a ação], por meio de [modo de ação]. para que [finalidade]". 

Esse modelo pode te ajudar a encaixar os elementos numa estrutura didática, que facilite a correção. Falta apenas inserir o detalhamento, que pode ser relativo a qualquer um dos elementos.

Importante: a proposta de intervenção deve parecer algo realizável, por isso, evite ações ou agentes muito vagos, como "São necessárias medidas para solucionar o problema". Que medidas? Quem deverá realizá-las? Esse tipo de construção genérica pode prejudicar bastante a nota nesta competência.

Espero ter ajudado! Se sentir necessidade, releia este texto, faça anotações e use-as para escrever suas próximas redações. Saber exatamente como você será avaliado pode ajudar bastante a aumentar sua nota.

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