DETERMINAÇÃO DE Mg2+ e Ca2+ EM ÁGUA D O MAR
Por: Maria C.
21 de Junho de 2022

DETERMINAÇÃO DE Mg2+ e Ca2+ EM ÁGUA D O MAR

Química Química analítica quantitativa experimental Experimental Experimentos laboratoriais
1 INTRODUÇÃO
No planeta Terra ainda não existe formas de vidas, as quais consigam sobreviver sem o uso de água, sendo a mesma de fundamental importância para que haja o equilíbrio e cológico em diferentes ecossistemas, ela por sua vez apresenta um papel importante no desenvolvimento sócio econômico da espécie
humana (AZEVEDO, 1999; BAIRD, 2002).
A força iônica é um aspecto importante em relação a água do ma r, destaca-se que em condições que apresentem altos níveis de alcalinidade os íons cálcio e magnésio hidrolisam na forma de CaOH + e MgOH+, e assim surgem por sua vez complexos que precipitam como o hidróxido de cálcio (Ca(OH) 2) e o hidróxido de
magnésio (Mg(OH)2). Nessas e spécies a concentração depende do pH e d a concentração inicial de cada elemento, que por vez apresentam ser prejudiciais em operações de flotação de sulfetos (CASTRO, 2012; JELDRES et al., 2017; LI et al., 2018).
A água do mar de todo o mundo tem em média uma salinidade de 35 ou 3,5 em massa ao considerar apenas os sais dissolvidos, a salinidade por sua vez não tem umidade, de modo que para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos (sendo a maior parte constituída por cloreto de sódio, NaCl). Os dados aos quais se tem é que a água do mar não apresenta uma salinidade uniforme ao redor do globo terrestre (SEF, 2005).
Os sais que estão presentes na água do mar tiveram sua formação por meio da crosta terrestre e através do interior do planeta. Os cátions formados são provenientes principalmente da decomposição de rochas ígneas, ou seja, rochas vulcânicas. Por sua vez e ssas rochas passam por um processo de fragmentação em pedaços menores por conta da sua decomposição físico-química, liberando assim íons que são carregados para o mar por meio dos rios (BEGON, 2005).
 
2 OBJETIVOS
Realizar a titulação complexométrica com a solução padrão de EDTA (0,05 mol.L -1) para a determinação conjunta de Ca2+ e Mg2+ na amostra de água do mar.
 
3 MATERIAIS E REAGENTES
01 Pera
02 Pipeta graduada 10 mL
01 Pipeta de Pasteur
06 Elermneyer 125 mL
01 Bureta 25 mL
01 Suporte universal
01 Proveta 5 mL
01 Espátula
03 Papéis de filtro
01 Funil
01 Béquer 100 mL
01 Chapa aquecedora
01 Estufa
Água destilada
Solução aquosa de ácido acético 4 mol.L-1
Solução aquosa de oxalato de amônio (NH4)2C2O4)
Solução padrão de EDTA - (Na2H2Y.2H2O) - 0,05 mol.L-1
Negro de eriocromo T - (C20H12N3O7SNa)
Solução tampão - pH 10 (NH4OH/NH4Cl)
 
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
 
4.1 DETERMINAÇÃO CONJUNTA DE Ca2+ e Mg2+
Realizou-se uma pipetagem de uma a líquota de 10 mL da amostra de água do mar (previamente filtrada) e transferida para um erlenmeyer de 125 mL. Transferimos com o auxílio de uma proveta 5 mL da solução tampão (NH4OH/NH4 Cl) pH 10 para o erlenmeyer, juntamente com 25 mL de água destilada e por fim u ma ponta de espátula do indicador negro de ericromo T.
Com o sistema de titulação pronto, é realizado esse procedimento com a solução padrão de EDTA dissódico (0,05 mol/L) contida na bureta e é titulado até a
mudança da coloração vermelho inicial para azul. É realizado em triplicata. Por último, é calculado o número total de mols em Ca2+ e Mg2+.
 
4.2 SEPARAÇÃO DO Ca2+ E DETERMINAÇÃO APENAS DO Mg 2+
Realizou-se uma pipetagem de uma a líquota de 10 mL da amostra de água do mar (previamente filtrada) e transferida para um bé quer de 125 mL. Adicionamos
cerca de 25 mL de água destilada, juntamente com algumas gotas de solução aquosa de ácido acético 4 mol.L-1.
Na estufa aquecemos essa mi stura em uma chapa aquecedora cerca de 60ºC. Sendo adicionado gota a gota 5 mL da solução aquosa de (NH4)2C2O4). O sistema permaneceu por aproximadamente 15 minu tos na chapa em aquecimento em 60ºC (sem ferver).
Em seguida, filtrar a solução que contém Mg 2+ para um erlenmeyer de 125 mL, no qual, é adicionado 5 mL da solução tampão (NH 4 OH/NH4Cl) pH 10 e por fim uma ponta de espátula do indicador negro de ericromo T.
Com o sistema de titulação pronto, é realizado esse procedimento com a solução padrão de EDTA dissódico (0,05 mol/L) contida na bureta e é titulado até a
mudança da coloração vermelho inicial para azul. Sendo realizado em triplicata. Por último, é calculado o número total de mols em Mg2+.
 
5 RESULTADOS E DISCURSÕES
 
5.1 DETERMINAÇÃO CONJUNTA DE Ca2+ E Mg2+
A solução presente no erlenmeyer continha 10 mL da amostra de água do mar (previamente filtrada), 5 mL da solução tampão (NH4OH/NH4 Cl) p H 10, 25 mL de água destilada e alguns pequenos cristais de negro de ericromo T. Por conta do indicador a solução torna-se vermelho, com a adição da solução padrão de EDTA dissódico (0,05 mol/L) a coloração muda para azul.
A titulação por complexação é um tipo de procedimento que re sulta na formação de um complexo, ou seja, u m íon metálico reage com um ligante que formam o complexo, o EDTA é um tipo de ligante hexadentado.
Sendo o mesmo um agente quelante empregado em análises químicas, que possibilita a determinação de todos os elementos da tabela periódica, empregados
nesse procedimento o Ca2+ e Mg2+.
Os volumes gastos da titulação com a solução padrão de EDTA estão expressos abaixo na Tabela 1.
Tabela 1 - Determinação conjunta de Ca2+ e Mg2+.
Titulações Volumes em mL
1º teste 11,1 mL
2º teste 11,2 mL
3º teste 11,3 mL
Média 11,2 mL
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
Cálculo: Número total de mols em Mg2+ e Ca2+:
Número de mols de Ca2+
0,05 mol.L-1 -------------- 1000 mL
x -------------- 9,5 mL
x = 4,75x10-4 mol de Ca2+
 
5.2 SEPARAÇÃO DO Ca2+ E DETERMINAÇÃO APENAS DO Mg 2+
A solução presente no béquer continha 10 mL da amostra de água do mar (previamente filtrada), 25 mL de água destilada e algumas gotas da solução aquosa de ácido acético 4 mol.L -1, para fim de ajustar o pH. O aquecimento foi realizado na estufa para segurança de todos, visto que, o ácido em al tas temperaturas pode emitir vapor tóxi co de dióxido e monóxido d e carbono. Com isso era adicionado gota a gota 5 mL da solução aquosa de (NH4)2C2O4).
A reação formou o oxalato de cálcio (precipitado em formato de cristais monoclínicos), no qual, efetuou-se a filtragem com papel de fil tro e u m funil de vidro para a retirada desse sólido. A análise de precipitação que decorre nesse item, baseia-se na formação de u m composto pouco solúvel, sendo que nesses procedimentos são fundamentados na determinação de haletos e alguns íons metálicos.
Em seguida, é adicionado 5 mL da solução tampão (NH4OH/NH4 Cl) pH 10 e por fim, empregado uma ponta de espátula de negro de ericromo T. O indicador na presença desses reagentes torna-se vermelho.
Os volumes gastos da solu ção padrão de EDTA dissódico (0,05 mol/L) estão expressos abaixo na Tabela 2.
Tabela 2 - Volumes utilizados na titulação.
Titulações Volumes em mL
1º teste 9,3 mL
2º teste 9,4 mL
3º teste 9,8 mL
Média 9,5 mL
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
O procedimento de titulação inicia-se co m a coloração vermelho inicial, estando presente na bureta a solução padrão de EDTA dissódico (0,05 mol/L) com o passar dos volumes a coloração muda para azul.
Cálculos: Número total de mols em Mg2+
Ca + Mg = 11,2 Volume de Ca = 1,7 mL
0,05 mol.L-1 ------------- 1000 mL
x mol ------------- 1,7 mL
mol EDTA = mol Mg2+ = 8,5x10-5 mol
 
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os métodos de titulações de complexação são vastamente importantes, para determinação de complexos formados em amostras. Nesse contexto no procedimento foi realizada a análise da formação do oxalato de cálcio por meio da adição do oxalato de amônia na amostra titulada. Assim o indicador utilizado tem a capacidade de complexar o s me tais presentes na reação e o EDTA tem a função de liberar os íons metálicos formados.
 
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, E B Poluição VS. Tratamento de água: duas faces de uma mesma moeda, Química Nova na Escola, n. 10, p.21-25,1999.
BAIRD, C. Química Ambiental. 2ªed.trad. M.A.L. Recio e L.C.M Carrera Porto Alegre: Bookman,2002.
R$ 40 / h
Maria C.
Parnaíba / PI
Maria C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química para o 9º ano Acompanhamento Escolar em Química Química para o 3º ano
Graduação: Licenciatura em Química (IFPI - Campus Parnaíba)
Tenho experiência na área do ensino de química, com ênfase em química geral, atuando principalmente nos seguintes temas: química, educação, libras, ap
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil