Técnicas de cultura pura
Por: Mariana C.
15 de Maio de 2019

Técnicas de cultura pura

Biologia Concurso Bioquímica Microbiologia microbiologia dos alimentos Microbiologia Ambiental

É bem provável que vocês já tenham ouvido falar ou lido em algum artigo que cientistas descobriram que bactérias x são capazes de degradar algum tipo de resíduo ou bactérias y podem produzir algum tipo de produto de valor agregado. Mas afinal, dentre tantos microorganismos microscópicos espalhados pelo planeta, como podemos afimar que é x ou y que produziu ou consumiu certo tipo de molécula?

Para determinar as características de um microorganismo, esse precisa estar em uma cultura pura. O que isso significa ? Significa que uma única espécie de bactéria deve ser cultivada sem estar presente outros microorganismos no mesmo meio. 

Assim, todas as células na população são consideradas idênticas, uma vez que se originaram de uma mesma célula parental, diferente do que acontece naturalmente na natureza, aonde normalmente existem muitas espécies diferentes ocupando o mesmo ambiente, chamadas culturas mistas.

Portanto, para que se possa conhecer as características metabólicas de uma determinada espécie de bactéria, é necessário que se faça primeiramente o isolamento das diferentes espécies contidas num meio.
 
Simples na ideia, difícil na prática. Para se realizar um isolamento em laboratório os microorganismos são cultivados em um material nutriente denominado meio de cultura. É possível prepara os meios de cultura adicinando os “ingredientes” necessários ou comprá-los prontos em placas de Petri ou tubos de ensaio. Para tal seleção de meios prontos ou escolha de quais nutrientes adiciona, deve-se considerar a espécie que de imagina estar presente na amostra e as necessidades nutricionais de tais microorganismos. Para isso, várias combinações de meios são usadas para determinar a identidade dos microorganismos. A amostra com os microorganismos são semeadas por meio de estrias sobre a superfície de ágar, como mostra a Figura 1.
 
 
Figura 1: Técnica de esgotamento por estrias.

Com essa técnica, o inóculo, como é chamado o material com os microorganismos, é  colocado no meio de cultura e células individuais podem ser separadas uma das outras.
 
Há outras técnicas, como “técnica da semeadura em superfície” na qual o material é espalhado na superfície do ágar com o auxílio de uma alça de vidro. E também o “método de pour-plate”, no qual o inóculo é misturado com ágar fundido e resfriado (45º C) e distribuído em placas de Petri estéreis.
Durante a incubação no meio de cultura que foi inoculado, as células que foram individualizadas se multiplicam que produzem várias outras células, formando assim uma colônia que pode ser vista a olho nu. Colônias provenientes de diferentes espécies de microorganismos podem apresentar diferentes características: serem lisas, aderentes, mais elevadas, mais secas, apresentarem coloração diferente.
 
A partir dessa separação em placas de Petri é possível das continuidade nos estudos de diferentes microorganismos, manipulando-os através de outros meios de cultura usado posteriormente, ou variando temperatura, aeração, dentre outras condições!
 
Aprendeu um pouco mais sobre ciência? Fique a vontade para deixar aqui sua dúvida ou comentário ou sugerir próximos temas!
 
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil