Despercebido ou desapercebido?
Foto de Marilia M.
Por: Marilia M.
09 de Janeiro de 2020

Despercebido ou desapercebido?

Português

Despercebido ou desapercebido?

 

As duas formas existem em Língua Portuguesa e ambas estão corretas, entretanto o modo e o contexto em que elas serão aplicadas são distintos, devendo-se usar de atenção no momento da aplicação do termo. Vamos agora observar alguns exemplos para clarificar o conceito.

Despercebido: A presença do prefixo -des faz com que a palavra tenha o sentido de contrário, falta de, oposição, sendo assim, despercebido é o termo oposto a percebido. Analise as sentenças seguintes:

- Por estar despercebido, o funcionário esqueceu-se da data de entrega do relatório e não cumpriu o prazo.

- Tão despercebido estava que nem notou quando a mulher chegou por traz de suas costas e leu as mensagens.

- Mandei um recado para ela para que a reunião não passe despercebida.

            É possível notar que despercebido adquire, nas frases acima, os significados de distraído, desatento, podendo até mesmo ser usado como sinônimo de desinteressado, dependendo da aplicação.

            Já desapercebido assume o sentido de despreparado, desprevenido. Observe seu uso nas orações abaixo:

- O aluno estava tão desapercebido no dia da prova que obteve um péssimo resultado final.

- Ao andar nas ruas do centro, a mulher parecia desapercebida ao falar ao celular. O ladrão, notando tal fato, resolveu furtar-lhe o telefone.

            Os significados muito próximos fazem com que várias pessoas tropecem na hora de escolher entre um adjetivo e outro. Tal dificuldade é tão comum que hoje há dicionários que consideram ambas as palavras sinônimas, podendo tranquilamente uma ser trocada pela outra, porém, a rigor da gramática normativa, despercebido e desapercebido têm significados e aplicações distintas, não sendo equivalentes e, assim, não constituindo sinônimos.

            A escolha entre admitir os termos como sinônimos ou não fica por conta da situação do uso e da preferência do falante/escritor. É sempre essencial analisar se o contexto em que a palavra será utilizada requer rigor gramatical (como concursos, documentos oficiais etc.) ou não.

 

 

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto