Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
Fossa ou foça?
A forma correta do substantivo feminino é fossa, com ss, em todas as situações de uso, independentemente do tempo ou tipo de frase. O termo foça com ç não existe em nenhum sentido e deve, portanto, ser abolido do vocabulário de um falante de Língua Portuguesa.
A palavra fossa é usada com o significado de abertura, cavidade, podendo ser natural ou produzida pelo homem, assumindo também, em algumas vezes, o sentido de escavação subterrânea. Os exemplos que se seguem auxiliam no entendimento da aplicação do termo.
- As fossas nasais estavam totalmente entupidas, por isso tanto mal-estar.
- A prefeitura abriu uma fossa bem na avenida central, atrapalhando o trânsito.
Há ainda a possibilidade de usarmos fossa no sentido conotativo, ou seja, alterando seu sentido original para um significado figurado. Nesse caso, fossa significará tristeza, depressão, uso frequentemente associado a sentimentos de tristeza devido a uma separação ou término de relacionamento. Perceba a utilização:
- O namorado terminou o relacionamento com ela ontem, por isso toda essa fossa.
- Deu tudo errado! Estou na maior fossa hoje.
Além de substantivo, há, na Língua Portuguesa, o verbo fossar, admitindo a utilização de mexer na terra com a tromba, focinho ou nariz, ou, figurativamente, bisbilhotar, meter o nariz em assuntos ou negócios alheios. Observe as formações:
- O elefante fossou a terra do zoológico.
- O cachorro estava fossando todo o canteiro de flores do quintal.
- Ele tanto fossou nos documentos da empresa que acabou prejudicando o departamento inteiro.
Com relação ao verbo fossar, a grafia será sempre de ss em qualquer tempo ou modo verbal. Seguem algumas orações para facilitar a compreensão:
- A girafa não fossaria o terreno se não fosse pelo alimento.
- O rinoceronte fossou a terra do buraco?
- Quando a vaca fossar o campo, teremos noção do tamanho do estrago.