Equilíbrio Emocional no Período de Quarentena
em 13 de Maio de 2020
Ao longo dos últimos anos tem se propagado o número de estúdios de yoga e a quantidade de academias que oferecem a prática. Também tem sido mais comum ver outras pessoas adicionando essa prática junto a uma boa alimentação e uma boa noite de sono, como um estilo de vida ideal para manter uma boa saúde. Mas será que qualquer pessoa pode ou deve praticar o yoga? Há contra-indicações para essa prática? Além disso, há inúmeros professores. Que critérios devo utilizar para escolher entre tantas opções?
Antes de qualquer coisa, é necessário lembrar que o yoga traz inúmeros benefícios para saúde: melhora postura, equilíbrio e coordenação motora, aumenta força e flexilbilidade, diminui a ansiedade, o estresse e sintomas de depressão, além de reduzir a insônia e melhorar a sensação de bem-estar. Mas, para além de uma terapia ou prática de exercícios, o yoga também é considerado um caminho para o auto-conhecimento e faz parte de uma filosofia de tradições milenares.
Embora seja um tema com certa complexidade, nesse artigo eu irei abordar as práticas do yoga mais comuns no Brasil. Aquelas com várias posturas, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Partindo daí, irei elencar alguns critérios que podem ser importantes na hora de escolher um professor.
Primeiro, é importante dizer que certas posturas e técnicas de respiração do yoga tem algumas contra-indicações. É importante escolher um professor qualificado e experiente se você tiver alguma condição clínica como diabetes, hipertensão, artrose, fibromialgia, transtorno de ansiedade, depressão e etc. Caso tenha alguma dúvida, consultar o profissional de saúde que faz o seu acompanhamento pode ser uma boa medida de precaução.
Também é importante que cada professor de yoga faça uma avaliação, ainda que breve, de cada aluno(a) para entender quais são suas limitações. Na hora de escolher o seu, busque aqueles que apresentam experiências, recomendações e, acima de tudo, que ressoe no seu coração!
Apesar de restrições em alguns casos, no geral, o yoga é para todos e todas! Hoje já existe yoga adaptado para diversos públicos: crianças, pessoas com deficiência, gestantes, portadores de doenças crônicas, dentre outros. Cabe buscar o profissional que tenha sensibilidade e capacidade de adequar a melhor prática para que você possa desfrutar dos benefícios do yoga e melhorar a sua saúde integralmente.