Por onde começar a estudar Ética?
Foto de Matheus C.
Por: Matheus C.
30 de Abril de 2021

Por onde começar a estudar Ética?

Manuais de Filosofia e Bernard Williams

Filosofia Geral Geral Enem Geral Geral Geral Profissional Assuntos que mais caíram no Enem Geral Geral Geral Ética Geral Ética e moral

Por onde começar a estudar ética? Aristóteles, Kant, Mill? Todas são ótimas opções, afinal, o processo de compreensão do desenvolvimento da ética na história da filosofia passa, necessariamente, pela ética das virtudes, deontologia e utilitarismo. Entretanto, existem formas mais eficientes e prazerosas de iniciar essa interessante jornada além das mencionadas.

Em todas as áreas da Filosofia existem o que chamamos de manuais. Resumidamente, os manuais filosóficos são livros que buscam mapear e organizar as diferentes ideias e autores que investigaram uma determinada questão filosófica ao longo da história. A ideia, justamente, é apresentar ao leitor como uma série de debates foi se construindo, avançando e se transformando com o nascimento de novas ideias e argumentos. Tomemos um exemplo: a filosofia moral. A filosofia moral possui uma longa história e envolve um número de grande filósofos que sobre ela dedicaram suas vidas. Entretanto, ainda que muitos sejam importantes, nem todos fizeram contribuições demasiadamente significativas a ponto de mudarem o curso da filosofia moral. Os manuais na filosofia se ocupam, na maior parte do tempo, desse segundo grupo de autores.

Portanto, manuais de filosofia são absurdamente importantes para os pesquisadores de filosofia; sem eles, seria extremamente difícil fazer com que um debate avançasse, pois seríamos obrigados a percorrer, por nós mesmos e de uma maneira pouco facilitada, todas as obras magnas da história da Filosofia.

Evidentemente, existem bons e ruins manuais. Assim como existem manuais introdutórios e aqueles altamente especializados (utilizados na pós graduação). Felizmente! Existem também os manuais que chamo de híbridos, pois são de utilidade tanto ao filósofo formado quanto ao público em geral. E esse é conselho desse artigo: comecem por manuais e, mais especificamente, comecem por Moral, de Bernard Williams.

Moral é um livro excepcional. Ele combina assuntos difíceis da ética com uma linguagem e modo de pensar muito acessível. Além disso, possuímos uma boa tradução dele para o português, o da Martins Fontes, de 2005. Acreditem: se existe um bom ponto de partida para compreender a ética, Moral é o lugar. Em breve escreverei um resumo sobre esse livro indispensável.

Foto de Elisabete O. Elisabete O. há 3 anos

Obrigada pela sugestão

Matheus C.
Matheus C.
São Paulo / SP
Responde em 12 h e 33 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
5,0
nota média
6
avaliações
R$ 80
por hora
Mestrado: Filosofia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Filosofia, Filosofia - Sartre, Filosofia - filosofia da linguagem
Professor de redação, literatura, filosofia, comunicação e demais áreas das linguagens. Ao trabalho, pessoal!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto