Os melhores termos de administração
Por: Michelle S.
12 de Fevereiro de 2021

Os melhores termos de administração

vamos ver aqui alguns termos usados

Administração Administração de Empresas Aulas Particulares A Distância Administração Financeira Aulas De Reforço Profissional Básico Curso superior Ensino Superior Gestão de Projetos Técnico Concurso Superior Apoio

Vamos ver aqui alguns termos frequentemente utilizados na área de  gestão empresarial, a maioria de origem americana, que fazem parte das reuniões do nosso dia a dia, artigos de conversas do mundo dos negócios. Na comunicação executiva, esses “jargões” tem muito valor, pois abrangem conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisões e enriquecem nosso vocabulário.

E certeza que você deve ter colocado em prática alguns termos utilizados, mas é provável que não tenha assimilado ainda o nome de cada um com as tarefas desempenhadas no dia a dia. Abaixo relacionei os termos mais comuns, com seus conceitos ou aplicações no mercado empresarial:

Outsourcing - Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. Popularmente conhecido como “terceirização”.

PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria contínua de todos os processos É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act).

Planejamento estratégico – é um processo gerencial que permite estabelecer um diretrizes a serem seguidas pela organização, com o objetivo de se obter otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Plano de ação – é composto por uma série de providências/tarefas a serem efetuadas a partir de um planejamento. Em um plano de ação, as providências são devidamente priorizadas e listadas por ordem cronológica.

Qualidade Total - (TQM - Total Quality Management) - estratégia utilizada para conscientizar sobre a qualidade em todos os processos/serviços.

Rapport - Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia.

Reengenharia - Método usado para reestruturar/refazer e reformar sistematicamente toda uma empresa, funções e processos.

Sinergia - Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. É a cooperação e esforços simultâneos para o atingimento dos objetivos.

Stakeholders - Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera.

Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de suprimentos dos negócios.

Teambuilding - Conscientização dos profissionais da importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas atividades diárias.

Trainee - Cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento profissional do colaborador, contratado na condição de recém-formado, é incentivado através de um programa.

Turnover - Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação;

Workaholic – Viciado em trabalho.

Core Business - é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

Downsizing - reduzir, encolher, diminuir, cortar. Em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.

Benchmarking - Processo de avaliação sistêmico, usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor. 

Brainstorming - é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos organizacionais. Também conhecida como “tempestade de ideias”.

Análise SWOT (SWOT Analysis) - Ela faz a análise da competitividade de uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças; popularmente chamada de “FOFA”.

BSC – Balanced Scorecard - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. É uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. 

Break-even - Em português, 'ponto de equilíbrio', é quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. O cálculo do break-even point (o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de planejamento estratégico e financeiro.

B2B - Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. 

Market Share - grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Mentoring – profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira.

Networking - rede de relacionamentos/contatos de cunho profissional.

Holística -Significa todo ou inteiro. Busca entendimento integral dos fenômenos, indo ao contrário da crise de fragmentação atual.

Job rotation – Rodízio de funções promovido entre funcionários, com a finalidade de maximizar o aprendizado e aproveitamento dos mesmos dentro da empresa.

Joint venture - Associação de empresas, definitiva ou não, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Just-in-time - É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques. Estoque zero - determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, mudar para melhor, tanto na área profissional quanto na pessoal.

Eficácia – É fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É fazer certo "a coisa certa", ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.

Eficiência – É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados. O conceito é bem intuitivo: diz respeito a quem consegue obter o mesmo resultado com menos recursos.

 

R$ 150 / h
Michelle S.
Maringá / PR
Michelle S.
4,1 (14 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 21 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração de Empresas Administração - Aulas Particulares Administração - Curso tecnológo de Gestão Hospitalar
Graduação: Medicina (ULDV)
Me preocupo com seu desenvolvimento e vou acompanhar de perto cada passo seu, formada em gestão hospitalar e cursando medicina pela uldv.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil