Os melhores termos de administração
Michelle S.
em 12 de Fevereiro de 2021

Vamos ver aqui alguns termos frequentemente utilizados na área de  gestão empresarial, a maioria de origem americana, que fazem parte das reuniões do nosso dia a dia, artigos de conversas do mundo dos negócios. Na comunicação executiva, esses “jargões” tem muito valor, pois abrangem conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisões e enriquecem nosso vocabulário.

E certeza que você deve ter colocado em prática alguns termos utilizados, mas é provável que não tenha assimilado ainda o nome de cada um com as tarefas desempenhadas no dia a dia. Abaixo relacionei os termos mais comuns, com seus conceitos ou aplicações no mercado empresarial:

Outsourcing - Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. Popularmente conhecido como “terceirização”.

PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria contínua de todos os processos É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act).

Planejamento estratégico – é um processo gerencial que permite estabelecer um diretrizes a serem seguidas pela organização, com o objetivo de se obter otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Plano de ação – é composto por uma série de providências/tarefas a serem efetuadas a partir de um planejamento. Em um plano de ação, as providências são devidamente priorizadas e listadas por ordem cronológica.

Qualidade Total - (TQM - Total Quality Management) - estratégia utilizada para conscientizar sobre a qualidade em todos os processos/serviços.

Rapport - Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia.

Reengenharia - Método usado para reestruturar/refazer e reformar sistematicamente toda uma empresa, funções e processos.

Sinergia - Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. É a cooperação e esforços simultâneos para o atingimento dos objetivos.

Stakeholders - Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera.

Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de suprimentos dos negócios.

Teambuilding - Conscientização dos profissionais da importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas atividades diárias.

Trainee - Cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento profissional do colaborador, contratado na condição de recém-formado, é incentivado através de um programa.

Turnover - Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação;

Workaholic – Viciado em trabalho.

Core Business - é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

Downsizing - reduzir, encolher, diminuir, cortar. Em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.

Benchmarking - Processo de avaliação sistêmico, usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor. 

Brainstorming - é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos organizacionais. Também conhecida como “tempestade de ideias”.

Análise SWOT (SWOT Analysis) - Ela faz a análise da competitividade de uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças; popularmente chamada de “FOFA”.

BSC – Balanced Scorecard - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. É uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. 

Break-even - Em português, 'ponto de equilíbrio', é quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. O cálculo do break-even point (o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de planejamento estratégico e financeiro.

B2B - Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. 

Market Share - grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Mentoring – profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira.

Networking - rede de relacionamentos/contatos de cunho profissional.

Holística -Significa todo ou inteiro. Busca entendimento integral dos fenômenos, indo ao contrário da crise de fragmentação atual.

Job rotation – Rodízio de funções promovido entre funcionários, com a finalidade de maximizar o aprendizado e aproveitamento dos mesmos dentro da empresa.

Joint venture - Associação de empresas, definitiva ou não, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Just-in-time - É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques. Estoque zero - determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, mudar para melhor, tanto na área profissional quanto na pessoal.

Eficácia – É fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É fazer certo "a coisa certa", ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.

Eficiência – É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados. O conceito é bem intuitivo: diz respeito a quem consegue obter o mesmo resultado com menos recursos.

 

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Maringá / PR
Graduação: Medicina (ULDV)
Administração - Curso tecnológo de Gestão Hospitalar Administração de Empresas Profissional Administração - Aulas Particulares Aulas de Reforço em Administração de Empresas Administração de Empresas Gestão de Projetos Administração de Empresas no Ensino Superior
Me preocupo com seu desenvolvimento e vou acompanhar de perto cada passo seu, formada em gestão hospitalar e cursando medicina pela uldv.
Oferece aulas online (sala profes)
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