Banco de dados
Foto de Myrelle M.
Por: Myrelle M.
01 de Março de 2023

Banco de dados

definições e importância para profissionais

Bancos de dados Geral

Dentre as medidas tecnológicas que contribuem para melhor gerência da segurança da informação, tendo como base a proteção em si, pode ser adotado o uso de um banco de dados por parte da empresa responsável para os tratamentos das informações. Contudo, para que seja efetivo, é necessário que o banco de dados seja criptografado e que o acesso aos dados armazenados seja cedido apenas para pessoas da empresa e o próprio cliente, o titular dos dados.

Também conhecido como bases de dados, ele é um arquivo de texto que é visualizado em formato de tabela, sendo um repositório de informações que, normalmente, se encontram armazenadas em um sistema de computador.

Estas, por sua vez, se encontram organizadas e estruturadas de acordo com o que for estabelecido pela empresa.

E quando falamos sobre a forma de controle deste banco, é possível entender que pode ser feito através de outros sistemas ou então de aplicativos.

Vale pontuar que os sistemas mais utilizados atualmente são formatados em linhas e colunas de tabelas. Desta maneira, tanto o processamento como a consulta das informações ali presentes se torna mais fácil.

Nessas plataformas é possível realizar as seguintes ações, caso necessário:

  • Acessar;
  • Modificar;
  • Atualizar;
  • Controlar;
  • Organizar;
  • Gerenciar.

Sendo assim, uma forte recomendação é: empresas que trabalham com informações de clientes utilizem uma ferramente para gerenciar seus dados.

Afinal, através dela será possível realizar uma gerência mais efetiva, evitando problemas como invasão evitar alguns problemas como a invasão e roubo de dados.

Contudo, para isso é necessário possuir alguns cuidados específicos que trataremos aqui.

Qual é a Finalidade do Banco de Dados?

A dúvida que fica então é: para que serve um banco de dados?

E, tendo em vista que as bases de dados podem ser entendidas como grupos onde as informações ficam organizadas, podemos analisar que a finalidade deste sistema é estruturar as informações, integrando-as em sistemas para disponibilização ao usuário.

Contudo, isso é feito para que não apenas os próprios clientes consigam realizar alguma atualização de dados como para que a própria empresa consiga consultar caso necessário.

Porém, no primeiro caso, os usuários conseguem autonomia sobre as informações presentes naquela instituição, podendo deletá-los caso queira e tenha permissão para tal ação.

Esta, no entanto, é uma ação que se encontra dentro dos direitos do consumidor, mas é também uma ação útil quando a empresa possui muitas informações cadastradas.

Por outro lado, é possível entender que este pode ser feito de duas maneiras diferentes.

A primeira é quando este é um banco local, quando pode ser utilizado em um dispositivo pelo usuário.

Por outro lado, ele pode ser chamado de repartido, possuindo informações depositadas em diferentes dispositivos remotos acessíveis através de uma rede específica.

Agora, independentemente de qual for o tipo escolhido por uma empresa, esta ferramenta oferece o benefício de poder ter mais de um acesso simultaneamente.

Existe diferença entre um banco de dados e uma planilha?

Ao todo, é possível analisar que ambas são maneiras utilizadas e pertinentes de arquivar dados e informações, sejam de clientes ou de dentro da empresa.

No entanto existem diferenças importantes entre ambos os métodos, que são:

  1. Como os dados são reunidos e manuseados;
  2. Quem possui acesso a estas informações;
  3. A quantidade de informações e dados que podem ser registrados.

Isso se dá, principalmente, porque as planilhas são ferramentas projetadas para apenas um usuário, ponto perceptível através das características da ferramenta.

De tal maneira, elas são muito boas em casos onde somente uma pessoa terá acesso ou então quando há um pequeno número de clientes e não precisa de nenhuma alteração complicada nos dados.

Em contrapartida, as bases de dados oferecem disponibilidade de acesso à vários usuários de maneira simultânea.

E além do acesso ao mesmo tempo, é possível que cada pessoa acesse, consulte e altere qualquer informação de maneira rápida e segura mesmo sem ter conhecimento da lógica e linguagem, que podem ser complexas.

Quais informações podem ficar armazenadas em um banco de dados?

Em algumas definições encontramos que as informações que podem ser registradas em um banco de dados são sobre pessoas, coisas ou lugares.

Contudo, é válido pontuar que os mais variados tipos de informação podem ser encontrados em um sistema como este. Sejam eles dados pessoais, empresariais ou sobre algum local, por exemplo.

O mais comum para casos de instituições é o armazenamento de informações dos clientes, e para isso temos o CPF, nome, idade, endereço residencial e outros pontos.

No entanto, tudo o que está agrupado nesta ferramenta está em forma de texto.

Em outras palavras, é possível entender que aqui não existem imagens, mas podem existir as mais variadas informações possíveis.

E é justamente por estar tudo escrito que existem dois pontos cruciais para entender uma base de dados:

  • É necessário uma linguagem de programação que faz com que tudo funcione perfeitamente;
  • A leitura é feita de maneira similar a uma tabela, por linhas e colunas.

De tal forma, essa maneira de categorizar os dados facilita o acesso e eventuais alterações.

Além disso, esta é uma peça importante em sistemas de TI e de segurança, sendo uma forma de assegurar a proteção das informações ali contidas.

Existem casos onde estes bancos podem passar anos sem necessitar qualquer alteração.

Contudo, é importante que a ferramenta esteja disponível para realização de mudanças, seja por parte do consumidor ou da empresa.

Myrelle M.
Myrelle M.
Palhoça / SC
1ª hora grátis
4,3
nota média
4
avaliações
R$ 45
por hora
Graduação: Engenharia Elétrica (UFSC)
Graduanda em engenharia elétrica, responsável e estudiosa. Buscando conhecimento sempre para melhorar as aulas e atividades.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto