Existe Relação Entre Banco de Dados e Lei Geral de Proteção?
Por: Myrelle M.
01 de Março de 2023

Existe Relação Entre Banco de Dados e Lei Geral de Proteção?

Bancos de dados Geral

De acordo com as medidas de segurança de dados, é possível analisar que de nada adianta possuir uma boa estrutura de informações sem organizar e classificar os dados para a LGPD, ou seja, de acordo com a lei.

Afinal, este banco de dados LGPD, no sentido de respeitar o que a legislação diz, gera um benefício direto que é evitar que ocorra alguma violação de dados de clientes ou então empresariais.

E não é para menos a preocupação com este ponto uma vez que estas bases de dados normalmente armazenam uma série de informações de diversas pessoas, tornando altamente necessário existir uma proteção.

Sendo assim, é possível analisar que existe uma relação direta entre ambos os pontos tendo em vista que não cumprir a LGPD pode acarretar em uma multa de até R$50 milhões para a instituição.

Por isso, a preocupação das empresas deve estar em organizar a proteção de dados desde já e deixando tudo regularizado até que a lei entre em vigor.

Dessa maneira é possível não apenas evitar alguma punição como também outras consequências como a perda de clientes por falta de confiança ou então porque a empresa está com o nome e a imagem manchados no mercado.

Todavia, a maneira mais recomendada atualmente é manter o banco de dados criptografado e com acesso apenas para pessoas selecionadas através de uma senha.

Assim é possível evitar não apenas que os dados fiquem expostos para qualquer pessoa como também que ocorram ataques cibernéticos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil