Estrutura do texto dissertativo
Por: Nádia F.
06 de Outubro de 2018

Estrutura do texto dissertativo

Qual é o objetivo de uma dissertação?

Redação Vestibular Como fazer uma boa redação Geral

Sabemos que a redação solicitada pela maior parte dos vestibulares é uma dissertação; mesmo os exames que não exigem, admitem-na entre as possibilidades de resolução. Por meio dela, o redator faz um julgamento crítico de algum aspecto da realidade, com a intenção de apresentar e defender uma posição sobre uma situação-problema, que gera polêmica na sociedade.

Por isso, o texto dissertativo é exigido pela maioria das bancas examinadoras: ele permite avaliar a capacidade do candidato de explorar os seus conhecimentos para ensaiar uma resposta sustentável diante de uma situação que ainda não tem solução definitiva.

Por meio da dissertação, tornamo-nos parte ativa do diálogo social. Nela, assumimos e defendemos nossas visões do mundo - nossas interpretações, nossas posições e nosso julgamento. É como se a realidade fosse o paciente, e nós o médico: cria-se a expectativa de que o texto fará um dignóstico que sintetize e explique todo um quadro de sintomas que reclamam providências.

Sendo assim, para atingir os objetivos de um texto desse tipo, portanto, não basta fazer um conjunto de considerações generalizantes; é preciso assumir uma posição.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil