Estrutura do texto dissertativo: Introdução
Nádia Fernandes
em 14 de Outubro de 2018

A introdução, como o próprio nome sugere, tem como finalidade conduzir o leitor para dentro do texto, situá-lo, apresentando-lhes as intenções daquela dissertação. Para isso, espera-se que uma introdução tenha pelo menos dois elementos:

  • A explicação do tema : o que significa dizer que ao ler a introdução, o interlocutor dev inteirar-se do assunto que será abordado no texto;
  • A especificação da visão do mundo do enunciador, ou pelo menos uma pista de qual será sua posição, isto é, a tese a ser definida.

O leitor deve ser capaz de, a partir da introdução, deduzir qual é o tema do texto (estar por dentro dele) e qual é a opinião do enunciador sobre a questão posta em debate. Por isso, a introdução, quando bem construída, produz uma expectativa: permite imaginar, de antemão, qual será o percurso argumentativo do texto, pois expõe o tema e dá pistas das visão do mundo com que o enunciador se identifica.

Uma boa introdução deve ser precisa, sintética e clara. Convém ressaltar, entretanto, que a tese deve ser ser sempre defensável. Antes de propô-la, é importante pensar nos argumentos que se tem para defendê-la. Uma introdução que não seja sustentada por argumentos convicentes não serve para nada. É péssimo criar, na introdução do texto, a expectativa de que uma visão de mundo será transmitida com prioridade e, no desenvolvimento e na conclusão, essa expectativa não se confirmar.

São Paulo / SP

1 avaliação
Especialização: Pós graduação em Jornalismo Especializado (FMU)
Formada há 11 anos em comunicação social - jornalismo, pós graduada em cultura, política e economia , dá aulas de reforço em língua portuguesa, gramática, literatura, redação e interpretação de texto; história e sociologia em São Paulo. Primeiramente busco entender a dificuldade do aluno, desenvolvendo um trabalho objetivo, estimulando o aluno a compreender a matéria de uma forma mais prática, com exercícios de escrita, leitura e vídeos. Conteúdo: língua portuguesa e literatura, redação, gra ...
Português no Ensino Fundamental, Português para Concursos, Português - Aulas Particulares, Reforço Escolar em Português, Português no ENEM, Português - Profissional, Português - Acompanhamento Escolar
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil