5 FILMES QUE VÃO TE AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM
Por: Naiara S.
10 de Fevereiro de 2022

5 FILMES QUE VÃO TE AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Para ampliar seu repertório e te fazer refletir!

Redação ENEM Redaçãonota1000 Redação perfeita Preparatório Passar No Vestibular Professor Particular Preparação para o vestibular Redação nota 1000 ENEM Dícas para uma boa redação

JUIZO - MARIA AUGUSTA RAMOS

 

Juízo é um documentário produzido por Maria Augusta Ramos e está disponível no NETFLIX. O longa escancara as fissuras do sistema  penal brasileiro, bem como a marginalização social produzida pela pobreza e desigualdade social.

 

 


 
 
 
EU, DANIEL BLAKE - KEN LOACH
 
 
Neoliberalismo, globalização, Era cientifico- informacional, alta demanda de matéria prima e produção, automação do trabalho, desemprego são apenas algumas das sensíveis questões abordadas nesse filme sensível e honesto. Com atuações magníficas e uma boa direção - eu, Daniel Blake vai te marcar e certamente é um baita repertório. Após assistir ao filme, anote suas principais reflexões e pesquise informações complementares.
 
 
 
 
 
 
 

A MÁ EDUCAÇÃO -  PEDRO ALMÓDOVAR
 

 
 
 
Um dos meus cineastas preferidos, o espanhol Pedro Almodóvar traz um retrato autobiográfico de uma vida cercada por opressões. De um modo bastante didático ele questiona a hipocrisia social e a rigidez religiosa, que muitas das vezes acabam por ceifar vidas.
 
 
AMORES BRUTOS - ALEJANDRO GONZALES  IÑARRITU
 
Esse é um daqueles filmes que te fazem repensar muitas coisas. Os mais sensíveis podem até experimentar algumas sensações desconfortáveis. O longa causa desconforto e reflexão e, como o próprio nome diz - é bruto. Bruto e seco, eu diria. Não é uma obra para apreciar numa noite após horas de trabalho, precisa ser assistida com consciência, com o coração aberto. É um filme sobre a vida e a morte. sobre as perdas no caminho, sobre atalhos mal escolhidos. É, ao final, um filme sobre pessoas reais, como eu e você.
 
 


 
PARASITA - BONG JOON HOO
 
Não é nenhuma novidade que os Sul- Coreanos estão ocupando seu merecido lugar na indústria cinematográfica mundial. Parasita foi o primeiro filme não americano a levar o Oscar de melhor filme - isso não é pouca coisa. Novamente o cerne aqui são as mazelas, deixadas no caminho, pelo capitalismo predatório. Carregado de uma linguagem simbológica e, ao mesmo tempo, de um didatismo incrível. Parasita é um daqueles filmes lindamente perturbadores. 
 
 
Todos os filmes aqui apresentados vão na contramão da indústria da cultura - teoria de Theodor Adorno -. Para dar aquela ajudinha com o entendimento dessa teoria tão importante para os vestibulares, vou deixar um vídeo da fada Rita Von Hunt. Ah, nada aqui está descolado - o vídeo complementa a reflexão acerca de qualquer filme da lista. A ideia é justamente que possamos nos apropriar de uma arte inquietante, capaz de nos desconstruir enquanto meros objetos do sistema e nos dar acumulo teórico para questionar o lugar das coisas e pessoas no mundo.
 


 
Por Naiara Costa

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil