Estes ou esses: como usar na redação?
Por: Nathalia A.
07 de Janeiro de 2024

Estes ou esses: como usar na redação?

Português ENEM Concursos

Você já deve ter ouvido falar que o pronome “este” é usado para se referir a coisas que estão perto de quem fala, e o pronome “esse”, para coisas que estão longe. Porém, em uma redação de concurso ou vestibular, por exemplo, você já deve ter reparado que tal regrinha não é suficiente para saber como usar esses pronomes.

Sendo assim, a seguir, você entenderá como usar “estes” ou “esses” em sua escrita, para não perder ponto por conta disso na redação. Acompanhe!

O que são pronomes demonstrativos?

Sabemos que “esse” e “este” são pronomes demonstrativos, o que significa que eles demonstram a distância de lugar ou de tempo do termo ao qual se refere ou da pessoa do discurso.

Dessa forma, o uso desses pronomes na redação também tem a ver com lugar ou posição, porém, não exatamente considerando a distância da pessoa que fala com relação a um objeto ou outra pessoa — como aprendemos na escola.

A verdade é que, no texto, você terá que considerar a localização desses pronomes com relação ao que está sendo referido — se eles vêm antes ou depois.

O que é anáfora e catáfora?

Você pode estar se perguntando agora: o que isso tem a ver com os pronomes “esse” e “este”? Para entender o uso deles, é importante que você saiba o que é anáfora e catáfora. Isso porque, se você souber identificar esses aspectos no texto, saberá como usar os pronomes demonstrativos em questão.

A anáfora ocorre quando um termo faz referência a uma informação que já foi citada no seu texto, ou seja, ela aparece quando você retoma algo que já foi dito. Já a catáfora é o oposto, quando um termo apresenta algo que ainda vai ser citado no seu texto.

Quando usar “esse” no discurso?

Considerando as definições de anáfora e catáfora, na redação, o pronome “esse” vai ser sempre um termo anafórico, ou seja, ele é empregado quando a coisa ou pessoa à qual se refere já tiver sido citada no texto. Dessa maneira, ele funciona como algo que vai retomar o que você abordou lá atrás.

Veja um exemplo: “Qual a melhor forma de estudar? Essa é uma pergunta que não quer calar.”

Quando usar “este” no discurso?

Quando queremos falar de algo que ainda será citado no texto, o uso é sempre do pronome “este”, e não “esse”. Assim, o “este” se trata de um termo catafórico no texto. Veja o seguinte exemplo: “Esta é uma pergunta que não quer calar: qual a melhor forma de estudar?”

Resumindo, o “esse” retoma algo que já passou no texto, e o “este” anuncia algo que ainda vai vir. Lembrando que as dicas deste post também servem para outros pronomes em que é possível trocar o “s” pelo “t”, ou seja, “isso” e “isto”, “neste” e “nesse”, entre outras variações. Então, se você leu até aqui, já eliminou mais um possível erro na sua redação do concurso.

Ficou com alguma dúvida de como usar “estes” ou “esses” na sua redação? Ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

R$ 60 / h
Nathalia A.
São Paulo / SP
Nathalia A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português para Concursos Reforço Escolar em Português Português no ENEM
Especialização: Revisão de Textos (Puc Minas)
Professora de português nativa facilitando a língua portuguesa para estrangeiros e alunos de ensino fundamental.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil